O projeto é um dos primeiros em aeroportos/Foto: Merle Prosofsky
O Aeroporto Internacional de Edmonton, em Alberta, no Canadá, tornou-se recentemente o primeiro da América do Norte a instalar uma parede viva ecológica. A iniciativa foi divulgada nesta semana. A área soma, aproximadamente, 1,4 mil metros quadrados e é composta por oito mil plantas de 32 espécies diferentes.
O projeto tem como objetivo melhorar a qualidade do ar por meio das plantas, que absorvem poluentes atmosféricos, como dióxido de carbono (CO2), benzeno e compostos orgânicos voláteis.
A parede é monitorizada, possui regagem automática e luz durante alguns minutos por dia. A irrigação é feita por um sistema de gotejamento interno. A construção foi feita com material 100% reciclado e mira a certificação Leed.
Desenhada pela firma canadense About Green over Grey, especializada em instalações ecológicas, o projeto foi dividido em duas partes: parede central e laterais. A do centro foi inspirada em formação de nuvens, com detalhes coloridos, com a intenção de tornar o lugar lúdico. Já as laterais são baseadas nas obras de artistas canadenses.
As plantas utilizadas para a formação da parede são de pequeno e médio porte, originadas em lugares como o Brasil, América Central, Indonésia e Papua Nova Guiné.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!