icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Agricultura sustentável urbana melhora alimentação em comunidade carioca

Plantadas nas lajes, as hortas orgânicas oferecem a população com baixa renda a oportunidade de melhorar a alimentação e, ainda por cima, ganhar um dinheiro extra com isso. Sem contar com os benefícios para o meio ambiente em geral, como a absorção de CO2 da atmosfera, a regulagem do clima da região e a melhoria da qualidade do ar.

foto autor

03/09/2012 às 12:15 • Atualizada em 30/08/2022 às 12:18 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

babilonia.jpg
Moradores do Morro da Providência foram capacitados para criar hortas orgânicas em casa
Fotos: Illuminaut

Apostar em telhados verdes para melhorar a qualidade do ar nas cidades já está consagrado como uma alternativa factível e eficiente em grandes metrópoles mundiais, como Nova Iorque. A tendência mundial já desembarcou em terras brasileiras, com um tempero a mais: a ideia é a de que, além de melhorar a qualidade do ar, a iniciativa garanta uma alimentação saudável para aqueles que não podem arcar com os custos de hortaliças e verduras.

Foi isso que os moradores do Morro da Babilônia, favela carioca próxima ao turístico bairro do Leme, começaram a fazer. Plantadas nas lajes, as hortas orgânicas oferecem a população com baixa renda a oportunidade de melhorar a alimentação e, ainda por cima, ganhar um dinheiro extra com isso. Sem contar com os benefícios para o meio ambiente em geral, como a absorção de CO2 da atmosfera, a regulagem do clima da região e a purificação do ar atmosférico.

As hortas orgânicas são fruto de seis meses de aulas de técnicas para desenvolver hortas urbanas sustentáveis nos telhados e nos quintais das residências de 16 habitantes da comunidade, oferecidas pela associação civil Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS).

Ação

"Agora temos uma ferramenta que nos dá a oportunidade de empreender um negócio, cuidar da nossa dieta e ensinar ao resto da comunidade", afirmou à Agência Efe, o aluno Luiz Alberto de Jesus, 52 anos. Ele construiu no telhado de sua casa uma plantação de alfaces, tomates, rúcula e outras hortaliças, fertilizando-as com adubos artesanais que aprendeu a preparar durante o curso.

babilonia2.jpg

A iniciativa denominada Frente de Agricultura Urbana Orgânica do projeto Rio Cidade Sustentável é um dos cursos realizados no Morro da Babilônia, como de manutenção das residências e promoção do turismo. O projeto será levado a outras favelas da cidade, mas continua na comunidade fazendo com um acompanhamento dos resultados nos próximos seis meses.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade