Fotos: Amanda Loman/VirginaTech
A ciência está aprendendo cada vez mais com a natureza para criar seus inventos. A Marinha Americana investiu US$ 5 milhões em um pequeno robozinho para monitorar o meio ambiente marinho, mapear o solo oceânico, além de vigiar as águas norte-americanas.
O Cyro, como é chamado, foi desenvolvido pela Universidade Virginia Tech em parceria com as universidades de Texas, Califórnia e Stanford, e tem o aspecto de uma água-viva. A movimentação e morfologia do protótipo foram inspiradas na espécie Cyanea capillata, devido ao baixo consumo energético em sua locomoção, além da capacidade de adaptação a condições ambientais adversas.
A água-viva robótica pesa 77 quilos, mede quase dois metros de diâmetro e utiliza um revestimento de silicone para se camuflar. Os pesquisadores acreditam que Cyro possa resistir durantes meses coletando dados no oceano.
O protótipo ainda está sendo aperfeiçoado no laboratório, mas já há indícios de que no futuro o dispositivo seja capaz de, até mesmo, promover a limpeza de vazamentos de petróleo.
Confira os testes no vídeo abaixo:
Virginia Tech: Autonomous Robotic Jellyfish from virginiatech on Vimeo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!