A amamentação ajuda ainda a prevenir doenças como diarreia e pneumonia. Foto: Divulgação
Por Rádio ONU
As Nações Unidas marcam, até o dia 7 de agosto, a Semana Mundial de Amamentação. Segundo o Fundo da ONU para a Infância (Unicef), 1 milhão de crianças podem ser salvas, por ano, caso recebam o leito materno nos primeiros meses de vida. Os óbitos se referem a países em desenvolvimento, como o Brasil.
Em 2012, a Semana Mundial de Amamentação também comemora 20 anos de existência. A amamentação ajuda ainda a prevenir doenças como diarreia e pneumonia, que matam milhões de crianças todos os anos.
Apesar destas vantagens, os níveis globais de amamentação continuam estagnados nos países em desenvolvimento. Em 2010, apenas 39% das mães amamentavam, 7% a mais se comparado ao resultado de 1995.
Em entrevista à Rádio ONU, de Luanda, o representante do Unicef em Angola, Koen Vanormelingen, falou sobre os benefícios do leite materno. "Tem benefícios tanto físicos como econômicos para as mães. Uma mãe que amamenta fica protegida contra o câncer de mama. A incidência deste cancro entre as mulheres que tenham amamentado é menor, e o argumento final é que é muito mais barato. A amamentação é gratuita", explicou.
O diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake, ressaltou que se a amamentação fosse melhor promovida, mais crianças seriam salvas. Ele observou ainda que muitas mulheres ficam expostas ao que chamou de "marketing agressivo das fórmulas substitutas do leito materno."
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!