Merkel participou em Berlim de uma conferência sobre o futuro dos automóveis elétricos na Alemanha
Foto: Moritz Hager
Colocar um milhão de carros elétricos nas ruas da Alemanha até 2020 parece uma meta bastante ousada. Mas o objetivo foi de fato anunciado na segunda-feira, 27 de maio, pela chanceler alemã Angela Merkel, segundo informações do jornal Deutsche Welle. Dos 43 milhões de veículos que circulam hoje no país, apenas 7 mil são elétricos (no Brasil a frota de elétricos não passa de 200 unidades).
Merkel participou em Berlim de uma conferência sobre o futuro dos automóveis elétricos na Alemanha, que contou com a participação de alguns de seus ministros e de parte da indústria automobilística. No evento, a chanceler reafirmou que o país "tem boas chances" de alcançar a meta, mas que para tanto seria necessária uma "cooperação abrangente" entre governo e montadoras.
Atualmente, uma das desvantagens dos veículos elétricos para os consumidores alemães em relação aos convencionais é a autonomia limitada, pois existem apenas cerca de 2 mil estações de recarga públicas no país, e nem todo mundo pode recarregar o carro na garagem de casa.
Outro fator considerável é o preço. Um carro elétrico custa aproximadamente 50% mais que um veículo com motor de combustão, como explicou Stefan Bratzel, diretor do instituto alemão Centro de Gestão Automotiva.
Mas o cenário promete mudanças em um futuro próximo. Até o final de 2014, haverá uma oferta de 16 fabricantes de veículos alemães, além dos carros elétricos fabricados em outros países.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!