Soldador em obra do Minas-Rio
Fotos: Divulgação
Uma das maiores companhias de mineração do mundo, a Anglo American anunciou na quinta-feira, 28 de fevereiro, que vai contratar 102 profissionais que a empresa capacitou em Conceição do Mato Dentro (MG), a fim de que eles trabalhem nas operações do projeto Minas-Rio, atualmente em fase de implantação nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro.
A contratação anunciada para sexta-feira, 1º de março, diz respeito aos trabalhadores graduados no primeiro ciclo de cursos de capacitação profissional oferecido pela companhia em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de Minas Gerais (Senai-MG).
A previsão é que o Minas-Rio inicie suas operações no segundo semestre de 2014 e gere 21 mil empregos em toda a sua cadeia de operação. “A empresa tem como prioridade a absorção de mão de obra local e os alunos formados por meio dos cursos de capacitação profissional que oferecemos terão prioridade em nossos processos seletivos", garantiu Claudiana Silva, gerente de recursos humanos da pré-operação do projeto.
Segundo Claudiana foram contratados 102 dos 151 graduados no primeiro ciclo de cursos. "Em relação aos outros 49 formandos, indicamos os nomes desses profissionais para empresas contratadas da Anglo American e a maioria deles será absorvida por essas companhias."
Os 102 profissionais serão contratados pela Anglo American para as vagas de operador de beneficiamento, mecânico de equipamento de mina, mecânico de instalação industrial, soldador de instalação industrial e eletricista de instalação industrial. Eles passarão por um período de estágio de seis meses como trainee na empresa e, após esse intervalo, assumem efetivamente os cargos.
Segundo ciclo
O segundo ciclo de cursos de capacitação profissional foi iniciado no dia 23 de janeiro e possui uma última turma de estudantes que começarão no dia 15 de abril. As aulas são ministradas no Complexo Educacional Ginásio São Francisco, nos períodos matutino e noturno, em turnos de quatro horas.
Imagem aérea das obras do projeto Minas-Rio
Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!