//
Rondônia é uma das regiões mais afetadas pelo desmatamento no Brasil. O estado já teve mais da metade de sua cobertura florestal destruída, como mostra uma animação com a evolução do desmatamento no local entre os anos 1986 e 2010, divulgada pela Agência Espacial Europeia.
O pequeno vídeo revela o alastramento do desmatamento pelas bordas do estado, enquanto que o centro permanece verde. O atual modelo econômico de ocupação e uso dos recursos naturais é um dos principais fatores que causam o aumento do desmatamento em Rondônia, de acordo com o estudo "O Fim da floresta? A devastação das Unidades de Conservação e Terras Indígenas no Estado de Rondônia", produzido pelo Grupo de Trabalho Amazônico (GTA).
Além de Rondônia, outras regiões amazônicas passam pelo mesmo problema, o que gera preocupação, visto que mais de um terço de todas as espécies do mundo vivem apenas na Amazônia. A região desempenha um papel fundamental no equilíbrio do clima global e abriga grande variedade de plantas, animais e insetos.
Uma vez desmatada, as florestas tropicais não voltam a crescer. Além disso, os solos possuem uma composição própria que não são adequados para agricultura a longo prazo.
Os satélites de observação da Terra possuem uma visão única do espaço e por isso têm sido fundamentais para destacar a vulnerabilidade das florestas tropicais, documentando a evolução do desmatamento, particularmente em áreas mais afastadas.
Com informações do Greenpeace Brasil
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!