Os desastres relacionados com a água são acontecimentos comuns da vida com o aquecimento do planeta
Foto: UN Photo/Tim McKulka
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, lembrou que a água é um direito humano básico e que os países têm de trabalhar juntos para controlar este recurso natural. Ele participou na quarta-feira, 6 de março, da abertura da Sessão Temática Especial das Nações Unidas sobre Água e Desastres, em Nova York.
Segundo Ban, os desastres relacionados a água são comuns em um cenário de aquecimento do planeta. O secretário-geral da ONU ressaltou que as Nações Unidas contam com uma agenda de apoio aos planos nacionais para a redução dos riscos de desastres. De acordo com ele, "a preparação para o pior" pode salvar vidas.
É necessário implementar um sistema de alerta, como também educar o povo sobre os desastres e construir estruturas resistentes, de acordo com o secretário. Ban citou o Quadro de Ação Hyogo, primeiro plano global para reduzir desastres naturais. O documento especifica medidas para diminuir as devastações econômica e ambiental e ainda o custo do sofrimento humano.
O secretário-geral da ONU declarou ainda que, ao mesmo tempo em que os especialistas trabalham na prevenção e mitigação, deve ser levada em consideração a ameaça das mudanças climáticas.
O Ano da Cooperação da Água representa uma oportunidade para formar parcerias internacionais que reduzam os riscos e os impactos dos desastres naturais relacionados à água, concluiu Ban Ki-moon.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!