Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > sustentabilidade
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
SUSTENTABILIDADE

Aos 464 anos, Salvador é marcada por movimentos sociais

Movimentos da sociedade civil organizada buscam trazer mais qualidade de vida a terceira maior cidade do Brasil

• 29/03/2013 às 8:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:33 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

forte.jpg
Salvador completa 464 anos nesta sexta-feira, 29 de março
Foto: Daniel Gois

Um espaço geográfico privilegiado, formado por belezas naturais que encantam os turistas e os moradores locais... Maior Carnaval de rua do mundo e um jeitinho bem peculiar de falar e agir. Esta é a cidade de Salvador, que completa 464 anos nesta sexta-feira, 29 de março.Fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos, a terceira maior capital do Brasil enfrenta alguns problemas de infraestrutura, urbanização, sujeira e desvalorização. No intuito de aumentar a autoestima dos cidadãos e fazer renascer o amor por sua cidade, grupos sociais e empresariais se uniram para incentivar melhorias na qualidade de vida em Salvador.As iniciativas trabalham com questões que vão desde problemas ambientais até políticos e sociais. Conheça algumas delas:
  • Salvador Viva, Ame e Cuidefarol-um.jpg
O movimento, que foi criado durante o Fórum Empresarial da Bahia, reúne entidades empresariais em prol de um novo comportamento dos cidadãos para com a cidade. A ideia é sensibilizar o soteropolitano a fazer a sua parte para que Salvador seja mais bela, humana e melhor de se viver.Lançada em janeiro de 2013, a campanha tem também a participação de publicitários e artistas locais. Os idealizadores pretendem alertar sobre comportamentos como: jogar lixo nas ruas, pichar e depredar prédios e monumentos, estacionar em lugares indevidos, como as calçadas, e ouvir som acima do volume permitido. Saiba mais!
  • Movimento Nossa Salvador
Lançado em 2011, a organização integra a rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis. Seu ponta pé inicial foi a divulgação de 55 indicadores sociais em áreas como educação, saúde, segurança e meio ambiente. A iniciativa visa permitir o acompanhamento de toda a sociedade por meio de espaço para o debate no sentido de monitorar a gestão pública de forma sistemática e eficaz.Segundo o movimento, a ampla divulgação dos indicadores sociais pode potencializar o interesse de todos, fator que pode favorecer o encontro de soluções. Saiba mais!
  • Salvador, meu amorelevador-um.jpg
Sob o slogan Gente boa se atrai, a campanha também tem o objetivo de resgatar o cuidado dos soteropolitanos por Salvador. A iniciativa foi idealizada pelo publicitário Maurício Galvão e tem parceria com outros grupos locais, como o Musas, Balé da Comunidade, Mobicidade Salvador e o Canteiros Coletivos.Os grupos têm um objetivo em comum: contribuir para a fomentação do potentical da cidade e a preservação e valorização dos espaços públicos. Saiba mais!
  • Movimenta Salvador
O instituto, criado em 2012, tem entre seus conselheiros membros de entidades empresariais, culturais, científicas, da sociedade civil e representações de classe. O movimento funciona como um fórum de debate e discussão, além de também gerar projetos para solucionar os principais problemas da cidade.As iniciativas estão sendo incentivadas também pelo poder público. É que o prefeito ACM Neto lançou, em março, um programa que visa ampliar as áreas verdes de Salvador. O objetivo é envolver a iniciativa privada, entidades não-governamentais e o cidadão comum em ações que englobem a adoção de praças, parques, monumentos e áreas verdes da cidade, além de estimular o plantio de mudas.Amor pela cidadeA primeira capital do Brasil, que possui mais de 2,7 milhões de habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), está em fase de reconstrução. Para muitos soteropolitanos, Salvador é sinônimo de alegria. A cantora Daniela Mercury, por exemplo, fez um poema para homenagear a cidade:
"Terra grossa e pernas finas; traz tua voz seca e tuas meninas; nordestinas estrelas que arranham o céu das bocas; estampas segredos de um povo nas tuas linhas; revela o instinto jocoso das tuas esquinas maralinas; o tambor vem vestido de chita rasgando as sedas da burguesia; num som que rebola descalço e segue o asfalto por amor o amor ao tambor; de cada anjo safado que nasce na rua sem esperar, Salvador."
O cantor Adelmo Casé eleva a auto-estima dos soteropolitanos ao comentar que "Salvador é mistura de fé e beleza" e que "seu povo hospitaleiro, que sabe ser feliz com pouco, busca inspiração nas diversas crenças, raízes e na ingenuidade. Ser Baiano é,acima de qualquer coisa,saber viver e ser feliz", completa.

pelourinho.jpg
Cidade precisa de maior planejamento, segundo especialistas
Foto: turismobahia

DadosMas nem tudo é um mar de rosas, pois Salvador enfrenta problemas severos na questão da mobilidade urbana. O arquiteto e urbanista Armando Branco afirma que a cidade está sofrendo as consequências de uma falta de planejamento de crescimento pensado para o pedestre, na população que não tem veículo particular e nos cidadãos que apresentam alguma dificuldade de locomoção. "Se você parar para pensar, vai ver que essa questão está no centro de vários outros problemas da cidade", destacou ao jornal local A Tarde.O Produto Interno Bruto (PIB) também não registra bons dados. Salvador perdeu duas posições no ranking nacional, caindo de 8º para o 10º lugar. Porém, entre os municípios do Nordeste, pela primeira vez, a cidade apareceu em segundo lugar, atrás apenas da capital cearense.O governador Jaques Wagner observou que algumas obras realizadas nos últimos tempos melhoraram a qualidade de vida da população baiana. Uma das iniciativas citadas foi na área de saneamento, que atingiu 93% de cobertura com o novo emissário submarino e a construção do Hospital do Subúrbio e da Via Expressa – ainda em processo de finalização.

fonte-nova.jpg
Os resíduos gerados pela demolição do antigo estádio da Fonte Nova foram 100% reaproveitados
Foto: Nilton Souza

Copa Sustentável"Ser o principal indutor da construção de legados para uma Bahia economicamente forte, socialmente justa e sustentável após a Copa 2014". Esta é a visão dos soteropolitanos para a Copa das Confederações (junho de 2013) e Copa do Mundo de 2014. A Secretaria Estadual para Assuntos da Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014 (Secopa) tem desenvolvido projetos para que a realização do mundial traga benefícios à cidade.Os resíduos gerados pela demolição do antigo estádio da Fonte Nova foram 100% reaproveitados. Dentre outras ações realizadas durante a reconstrução da arena, destacam-se: a coleta seletiva, a reciclagem de óleo para biodiesel, sabão e vela, o monitoramento de emissões de fumaça, a reutilização de madeira, o reaproveitamento de argila e terra vegetal para o Parque de Pituaçu e o trabalho socioambiental por meio do Projeto Axé.A secretaria também pretende requalificar as rotas de acesso ao estádio, além de oferecer qualificação profissional para as pessoas que irão trabalhar no megaevento.Já o Escritório Municipal da Copa de 2014, por sua vez, também trabalha para que esses megaeventos programados para a cidade deixem um legado físico, social e institucional. A Prefeitura desenvolve projetos para a qualificação da mão-de-obra soteropolitana em vários setores, entre eles o turismo, por meio de parcerias com entidades da sociedade civil.No âmbito institucional, a Prefeitura já firmou parceria com a cidade de Barcelona, que conseguiu transformar um acontecimento esportivo (Olimpíadas) em um grande aliado para o desenvolvimento urbano e turístico.Entre alegrias e tristezas, os soteropolitanos têm demonstrado a percepção da importância de seus papéis para uma sociedade mais justa e uma cidade melhor.

"Eu queria que essa fantasia fosse eterna, quem sabe um dia a paz vence a guerra e viver será só festejar..."

(Evany)

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM SUSTENTABILIDADE :

Ver mais em Sustentabilidade