icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Aplicativo ensina crianças a "montar" refeições saudáveis

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) indicou que 34,8% dos meninos de cinco a nove anos estão com sobrepeso e 16,6% com obesidade. Entre as meninas da mesma faixa etária, 32% estão com sobrepeso e 11,8% estão obesas. Para auxiliar na melhoria deste quadro, um grupo de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) elaborou o Lanche Saudável, um aplicativo para instruir às crianças a terem uma boa alimentação.

foto autor

06/05/2013 às 18:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 5:49 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

aplicativo.jpg
Os pequenos do último ano do ensino infantil e do primeiro ciclo do fundamental vão aprender a montar um prato de comida saudável
Foto: Saad.Akhtar

Um levantamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) indicou que 34,8% dos meninos de cinco a nove anos estão com sobrepeso e 16,6% com obesidade. Entre as meninas da mesma faixa etária, 32% estão com sobrepeso e 11,8% estão obesas.

Para auxiliar na melhoria deste quadro, um grupo de estudantes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) elaborou o Lanche Saudável, um aplicativo para instruir às crianças a terem uma boa alimentação. Os pequenos do último ano do ensino infantil e do primeiro ciclo do fundamental vão aprender a montar um prato de comida saudável.

Os idealizadores afirmam que a tecnologia tem o objetivo de mostrar aos jovens a importância de se ter uma alimentação saudável. Segundo Tais Maria Otsuko, "o tema é muito relevante para os pequenos", uma vez que as pesquisas têm mostrado um aumento de casos de obesidade infantil – fato que pode levar um indivíduo a ser tornar um adulto acima do peso e comprometer sua saúde.

Como jogar

O aplicativo disponibiliza diversos tipos de alimentos divididos em categorias como frutas, saladas, carnes, leite e laticínios, e guloseimas. As crianças montam o prato que, ao final, é submetido a uma análise que alertará o excesso ou a falta de nutrientes necessários, caso haja necessidade.

"Em alguns casos, se a alimentação for considerada ideal, a criança recebe um elogio por ter feito as escolhas corretas", explicou Tais Maria ao portal Mercado Ético. Cada jogador tem um avatar, que pode mudar de humor, emagrecer ou engordar de acordo com as refeições escolhidas pelo usuário.

- Conheça mais e baixe o aplicativo -

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade