O voo foi atrasado devido ao mau tempo em Marrocos/Foto: Divulgação
O avião "Solar Impulse", movido exclusivamente a energia solar, decolou na terça-feira, 5 de junho, do aeroporto de Barajas, em Madrid, às 0h22 e pousou em Rabit-Saleh, em Marrocos, às 19h30. Como o EcoD mostrou, a viagem da aeronave teve início no dia 24 de maio, fez escala na Espanha, e deveria ter continuado seu trajeto após quatro dias, porém o mau tempo no local de destino impossibilitou a retomada do voo.
Durante a primeira etapa da viagem (Suíça-Espanha), o Solar Impulse foi pilotado por Andre Borschberg, um dos criadores da aeronave. Na segunda, da Espanha ao Marrocos, foi a vez de Bertrand Piccard, também idealizador do avião. Piccard precisou usar uma máscara de oxigênio e um traje especial, pois a cabine da aeronave não é pressurizada devido ao seu tamanho (correspondente ao de um Airbus 340) e ao seu peso, equivalente ao de uma caminhonete (1.600 quilos).
A aeronave, que está em fase de preparo para dar a volta ao mundo, pesa 1, 6 toneladas, e é alimentada por energia solar por meio de 12 mil células fotovoltaicas acopladas ao longo de suas asas de 63,4 metros de envergadura.
O próximo destino da aeronave será Uarzazate, localizado no sul do Marrocos, onde o rei Mohammed VI vai inaugurar uma nova instalação termo-solar. A viagem foi realizada para atender a um convite da Agência Marroquina de Energia Solar (Masen), que planeja a construção de cinco parques solares até 2020.
Conheça os melhores momentos da viagem de Madrid a Rabat:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!