Um grande banco de dados totalmente aberto sobre as árvores nativas da Mata Atlântica na Grande São Paulo. Assim é o aplicativo (app) para celular Viva Floresta, que disponibiliza um cadastro colaborativo e pode ser baixado por Android e iPhone.
"A missão do Viva Floresta é transformar cada pessoa em um plantador de árvores. Plantar árvores na verdade é muito fácil, a natureza já desenvolveu esse software há milhões de anos. A maior parte das sementes brota. Tudo que você precisa é saber que espécie é aquela, colocar na terra e regar uma vez por dia", explicou o jornalista idealizador do projeto, Ricardo Anderáos, ao jornal Folha de S. Paulo.
Como funciona
Através do aplicativo é possível fazer fotos das árvores e inseri-las no banco de dados, que possui os nomes das espécies nativas e facilita o preenchimento da ficha da árvore. Todas as informações são utilizadas na construção do mapa.
O projeto também disponibilizará informações sobre coleta de sementes e produção de mudas. “Mostrando que tem sementes nativas da Mata Atlântica na porta de casa, e que dá para produzir dezenas de mudas de árvores até na varanda de um apartamento, vamos deixar claro que restauração florestal não é só para especialistas”, projetou Anderáos.
O mapa também pode ser acessado através de computadores pessoais, na interface web disponível no endereço http://www.vivafloresta.org/saopaulo.
Em setembro, o projeto foi apresentado durante a TED São Paulo – Futuro Melhor.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!