Artesanato do Vale do Jequitinhonha (MG) gera renda para comunidade local
Fotos: Alvaro Perazzoli/Seppia
Peças produzidas à mão por artesãos do Vale do Jequitinhonha (MG), como a Canela da Ema, o Santo Antônio de Fibra de Buriti e o Sapo Boi de Cerâmica, podem ser adquiridas através do site Click Sustentabilidade, que recentemente fechou uma parceria com a Raízes Desenvolvimento Sustentável, um negócio social de desenvolvimento local que tem foco no turismo sustentável, comércio justo (fairtrade) de produtos artesanais e associativismo.
Os principais objetivos da parceria são incentivar o comércio justo e dar maior poder de divulgação a produtos de significativo valor cultural. Para adquirir um artesanato da Raízes, o interessado deve acessar o site da iniciativa e clicar em Artesanatos, na seção Para Colaborar, localizada no Menu a esquerda do portal.
A Raízes afirma que a parceria trará benefícios não só para as empresas. "Com a venda das peças artesanais haverá uma verba maior para investir em projetos e, consequentemente, os moradores do Vale serão recompensados com estrutura e lucro, baseado no comércio justo, que garante transparência aos fornecedores, clientes e parceiros."
“O trabalho das meninas da Raízes é muito importante. Além de trazer os turistas para conhecer a região, elas fazem bem para a comunidade. Elas ajudam a gente com o comércio, artesanato, turismo e projetos como a biblioteca comunitária, que ficou linda! Nós trabalhamos juntas, mas com muita amizade”, destacou Deuzani Gomes, mestre ceramista do Vale.
A empresa social destina 26% do preço final dos produtos para os artesãos, 22% para custos de embalagem, logística e manuseio, 6% para promoção de vendas, 30% para comissão de vendas (incluindo taxa de cartão de crédito), 6% para impostos, e 10% para margem própria de contribuição.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!