Um extintor de incêndio cortado ao meio, uma lâmpada e um pouco de criatividade. É essa a receita do artista uruguaio Valentino Llegada para criar luminárias com colorações diversas e intensas. E o melhor: reutilizando um material que iria para o lixo.
A principal matéria-prima de Llegada são extintores de incêndio vazios descartados como sucata, na região sul da Flórida (EUA), onde reside. Existem duas possibilidades de corte. Quando o extintor é cortado de maneira longitudinal, as metades são usadas para esconder a fiação das lâmpadas no teto. Quando ocorre o corte latitudinal, as metades se transformam nas luminárias em si, que direcionam a luz emitida pelas lâmpadas.
Porém, antes de fazer qualquer decoração ou instalação elétrica nos extintores cortados, o artista precisa lixá-los bem para tornar adequada a superfície do equipamento de segurança. Assim, é possível ter o resultado estético desejado. No processo, três tipos de lixas são usadas.
Na sequencia, vem o acabamento. Em algumas peças, Llegada deixa a cor da parte metálica natural à mostra. Em outros modelos, o artista utiliza uma técnica de pintura com dois pincéis para apresentar um revestimento com cores vibrantes. Até o estilo mármore também é utilizado. Para finalizar, é preciso incorporar a fiação e fixar bem as luminárias.
Ideia
Llegada pegou alguns extintores antigos pela primeira vez por um capricho, enquanto fazia compras de material de arte em uma unidade de reciclagem de metal. Apesar de adorar reutilizar materiais em suas obras, ele pensou apenas em usar os extintores para fazer ferramentas de jardinagem.
A ideia para utilizar o extintor como arte surgiu quando ele procurava um material para criar um vaso, estilizá-lo e dá-lo de presente a uma pessoa. Como gostou do resultado, foi investindo na “matéria-prima”.
Llegada recolhe extintores em recicladores de metal, que esvaziam o conteúdo de forma segura. Para conhecer mais sobre o trabalho do artista, entre em seu site oficial (em inglês), em que os produtos estão à venda por US$ 70 (aproximadamente R$ 142).
Curta abaixo um vídeo do artista (em inglês) em que apresenta algumas outras obras de sua autoria:
(Via eCycle)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!