A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) divulgou, recentemente, um ranking anual que mede a quantidade de energia renovável consumida pelas empresas do país.
Integram o levantamento grandes empresas do setor de TI (Tecnologias da Informação), como Google e Microsoft, e impérios varejistas, como o Walmart e a Whole Foods.
Esses investimentos podem ser justificados devido a busca pela redução da pegada de carbono e também por segurança energética no longo prazo, em face de um mercado cada vez mais instável nos Estados Unidos.
A Intel é a maior compradora de certificados de energia renovável dos Estados Unidos e possui 18 projetos solares em nove de seus centros, além de usar biogás, biomassa, pequena central hidrelétrica e eólica.
A gigante do software Microsoft é a segunda maior consumidora de energia verde, nos EUA, e obtém sua eletricidade a partir da biomassa, pequenas centrais hidrelétricas, energia solar e eólica.
A rede de departamentos americana Kohl´s conta com projetos solares próprios e também compra créditos, que juntos garantem energia de sobra para a empresa.
A cadeia de supermercados Whole Foods apoia a geração de energia solar e eólica para alcançar o seu objetivo de energia verde.
O Walmart recebe sua eletricidade alternativa a partir do biogás, energia solar e eólica.
O gigante das buscas Google compra energia verde para abastecer 32% do seu consumo anual de energia elétrica, que vem do biogás, energia solar e eólica.
A varejista americana de material de escritório Staples já ultrapassou sua meta, usando biogás, energia solar e eólica. A empresa tem investido em seus próprios projetos de energia renovável.
Outra varejista, o café Starbucks compra créditos de energia renovável que equivalem a 70% de seu consumo de eletricidade por ano para abastecer suas lojas próprias.
A Apple supre a maior parte de seu consumo anual com biogás, energia solar e eólica. Ela adotou três vertentes: a construção de seus próprios projetos de energia renovável, a compra direta de energia limpa e a compra de certificados.
A Unilever compra créditos de energia renovável oriundos da biomassa e eólica para suprir seu consumo anual de energia elétrica.
Clique em cada uma das fotos da galeria abaixo. A ordem na lista é do maior consumo de energia renovável para o menor consumo global em kWh/ano. Por esse critério, algumas companhias que têm maior porcentagem de utilização de fontes limpas podem estar atrás de outras, que consomem uma maior quantidade.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.