O relatório fornece ainda uma estrutura conceitual para a compreensão da relação entre gênero e prosperidade
Foto: Luciano Meirelles
Com a projeção de que as mulheres se tornarão maioria entre os habitantes de áreas urbanas do mundo e chefes de família, a igualdade de gênero no mercado de trabalho, habitação, saúde e educação é vital para garantir a prosperidade das cidades, de acordo com estudo do Programa das Nações Unidas para Assentamentos Humanos (ONU-Habitat).
"As mulheres são o principal motor do crescimento econômico", afirma o Relatório Situação das Mulheres nas Cidades 2012/2013. "Enfrentar as barreiras da participação das mulheres nas cidades cria uma situação onde o potencial das mulheres é mais bem aproveitado, e as famílias, comunidades e governos também colhem os frutos", destaca o documento.
As disparidades no emprego, salários, direitos de posse, acumulação de ativos, segurança pessoal e representação em estruturas formais de governança urbana são alguns dos desafios que precisam se enfrentados.
O relatório fornece ainda uma estrutura conceitual para a compreensão da relação entre gênero e prosperidade, além de analisar as políticas e o quadro institucional relevante para integrar as questões de gênero nas cidades.
- Leia o documento na íntegra, em inglês (PDF) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!