Imagem: Reprodução
O documentário “Quando sinto que já sei” apresenta práticas educacionais inovadoras em desenvolvimento no Brasil. A obra reúne depoimentos de pais, alunos, educadores e profissionais de diversas áreas sobre a necessidade de mudanças no tradicional modelo de escola.
Durante quase três anos, os diretores Antonio Lovato, Raul Perez e Anderson Lima visitaram projetos em oito cidades brasileiras que estão criando novas abordagens e caminhos para uma educação mais próxima da participação cidadã, da autonomia e da afetividade.
O modelo educacional atual tem sido tema recorrente de debates acalorados acerca do papel da escola na vida das pessoas, onde se questiona fatores a exemplo da forma como são divididas as séries, as disciplinas (já parou pra pensar o quanto esse nome é desencorajador?), as grades (outra palavra péssima)...
No Brasil, algumas iniciativas saíram do debate, foram para a prática e estão rompendo com o modelo tradicional de escola de uma forma jamais vista. São projetos como o Âncora, em Cotia (SP), e o Centro Popular de Cultura e Desenvolvimento (CPCD), em Curvelo (MG) que pregam a autonomia de aprendizagem, a liberdade para as escolhas e a integração com a comunidade, dentre outros conceitos norteadores.
O documentário foi liberado na íntegra no Youtube. Assista:
(Via Razões para Acreditar)
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!