O Arizona é a área que mais cresce em todo o país. Foto: MatthewPHX
Cientistas da Universidade Estadual do Arizona e do Centro Nacional de Pesquisas Atmosféricas dos EUA analisaram o aumento da população e a expansão das cidades. O objetivo foi medir os impactos das alterações das áreas urbanas na mudança do clima. Os resultados do estudo foram publicados na revista Nature Climate Change.
Chamada de Sun Corridor do Arizona, a megalópole analisada pelos pesquisadores inclui quatro regiões metropolitanas: Phoenix, Tucson, Prescott e Nogales. O local possui ambiente semiárido e registra a ocupação de 85% da população do estado.
A Sun Corridor do Arizona é a área que mais cresce em todo o país, segundo um modelo climático seguido pelos cientistas, e pode ter uma elevação de temperatura entre 2°C e 4°C nos próximos 38 anos, durante o verão. O grau do aquecimento dependerá da urbanização.
A Revisão de 2011 sobre as Perspectivas Mundiais de Urbanização da ONU indica que, até 2050, as cidades ganharão cerca de 2,5 bilhões de habitantes. Só na megalópole analisada, até 2040, há a expectativa de reunir mais de nove milhões de pessoas.
Principal autor do estudo, Matei Georgescu destacou à Reuters que, além de adotar medidas sustentáveis para o controle dos gases estufa, também é necessário abordar os impactos sobre a temperatura e os recursos hídricos.
- Leia mais sobre o estudo (em inglês) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!