Aeronave é testada para dar a volta ao mundo/Foto: Divulgação
O Solar Impulse, avião movido exclusivamente a energia solar, fez o primeiro voo intercontinental da história. A nave decolou da Base Aérea de Payerne, na Suíça, nesta quarta-feira, 24 de maio, com destino a Rabat, no Marrocos. O voo tem previsão de escala em Madrid, na Espanha. O piloto da viagem é Andre Borschberg.
A aeronave, que está em fase de preparo para dar a volta ao mundo, pesa 1, 6 toneladas, e é alimentada por energia solar por meio de 12 mil células fotovoltaicas acopladas ao longo de suas asas de 63,4 metros de envergadura.
O avião já realizou outros testes, como o primeiro voo internacional, da Suíça até a Bélgica, e o noturno, onde conseguiu se manter no ar por 26 horas seguidas e subiu até os 8.700 metros de altura, um recorde para um aparelho deste tipo.
Movido a hidrogênio
Como o EcoD já mostrou, existe outra aeronave que utiliza energia renovável: é a Antares DLR-H2, primeira do mundo a funcionar apenas com hidrogênio como combustível. O protótipo, que foi testado em Hamburgo, na Alemanha, emite zero CO2 na atmosfera.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!