As peças não utilizam produtos químicos no processo de modelagem/Fotos:Divulgação
As sócias Isabel Muxfeldt e Verhuska Pereira se inspiraram na beleza do Pantanal e criaram uma coleção de biojoias a partir de chifre bovino lapidado, uma matéria-prima que por muito tempo foi descartado na natureza e pouco utilizada.
Todas as peças são feitas com parceria de artesões locais
A ideia foi o primeiro passo para a fundação em 2003 de uma empresa intitulada de “Joias do Pantanal”, que passou a confeccionar acessórios femininos, como anéis, pulseiras, brincos e colares, feitos de chifres bovinos descartados, sem usar nenhum produto químico no processo de modelagem.
Anéis feitos a partir de chifres bovinos
De acordo com o Sebrae, atualmente o empreendimento fabrica mil peças mensalmente com preços que variam de R$ 15 a R$ 250. Todo o trabalho é realizado em parceria com artesãos locais e os acessórios já conquistaram os mercados de Portugal e Flórida.
As peças já conquistaram os mercados de Portugal e Flórida
Segundo as criadoras, além de ser sustentável, a biojoia difunde a cultura pantaneira. “A exuberante beleza do material não podia ser uma exclusividade do Mato Grosso do Sul. Levamos um pouco da cultura do estado para o mundo”, destacou Isabel.
O interessante do uso de chifres é a exclusividade, cada peça é única
Em 2007, as amigas conquistaram o terceiro lugar do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios. Três anos depois, como representantes do Empretec, seminário da Organização das Nações aplicado no Brasil pelo Sebrae, foram finalistas do Women in Bussines Award, em Doha, Qatar. O prêmio foi conferido pela Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento do Comércio (Unctad).
A fabricação das peças rendeu premiações
O interessante do uso de chifres bovinos em acessórios de moda e utensílios domésticos é a conotação de exclusividade, afinal, cada peça é única, pois nunca haverá um chifre como o outro.
Com informações da Agência Sebrae
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!