As peças, além de coloridas e originais mantêm resquícios das bolas de sinuca, como arranhões
Fotos:Divulgação
A ideia de que nada é lixo e que tudo pode ser reutilizado se torna ainda mais aparente quando vemos exemplos como a designer Eleanor Dalazar, que transforma bolas de bilhar descartadas em acessórios femininos. Um material visto por muitos como de utilidade específica, pode ter um novo destino ao final da sua vida útil, que não seja o descarte inadequado no meio ambiente.
Brincos, colares e anéis fazem parte da coleção da designer norte-americana, que aprendeu com seu avô a trabalhar com metais. Envolvida no mundo artesanal, se especializou em design de joias e descobriu no plástico reutilizado a matéria-prima para a criação de peças que garantem a sua renda.
Atualmente, as bolas de bilhar são feitas de resinas especiais derivadas do petróleo, chamado de polímeros orgânicos termo-ativados, um tipo de plástico, o que os torna perigosas ao meio ambiente, uma vez que leva anos para se decompor. "Há muito plástico flutuando por aí que parece um desperdício não aproveitar", explicou Salazar.
As peças, além de coloridas e originais, mantêm resquícios das bolas de sinuca, como arranhões, que são conservados pela designer no intuito de deixar viva a história passada do material. Os preços variam de US$60,00 a US$ 160,00.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!