iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Brasil é apenas 60º em ranking mundial da OCDE sobre educação

foto autor

13/05/2015 às 17:00 • Atualizada em 28/08/2022 às 18:36 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

salaaula-ecod.jpg
Ranking foi estabelecido com base em resultados de testes de matemática e ciências aplicados nesses países
Foto: Anizio Silva/Pref.Olinda

O Brasil aparece apenas na 60ª posição no ranking mundial de educação divulgado nesta quarta-feira, 13 de maio, pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O levantamento traz países asiáticos no topo da lista. O primeiro lugar foi ocupado por Cingapura, seguido por Hong Kong— região administrativa especial da China— e pela Coreia do Sul.

Ao todo, foram avaliados 76 países avaliados. A última colocação do ranking ficou com Gana, na África.

Outros três países sul-americanos ficaram entre os 15 últimos colocados: Argentina (62ª), Colombia (67ª) e Peru (71ª). O ranking foi estabelecido com base em resultados de testes de matemática e ciências aplicados nesses países. Além dos resultados Pisa, foram analisados o TIMSS— dos EUA— e o Terce, aplicado em países da América Latina.

Cingapura, já registrou altos níveis de analfabetismo na década de 60, o que é visto como um exemplo de que o progresso educacional é possível mesmo em pouco tempo

“Esta é a primeira vez que temos uma escala verdadeiramente global sobre a qualidade da educação. A ideia é dar a mais países, ricos e pobres, a possibilidade de comparar a si mesmos com os líderes mundiais em educação para descobrir seus pontos fracos e fortes e ver o ganhos econômicos em longo prazo gerados pela melhoria da qualidade da educação”, afirmou o diretor educacional da OCDE, Andreas Schleicher.

Exemplo
De acordo com o relatório, os índices de educação de um país podem sinalizar os ganhos econômicos que essas nações terão em longo prazo. Além disso, o país que hoje ocupa o primeiro lugar da lista, Cingapura, já registrou altos níveis de analfabetismo na década de 60, o que é visto como um exemplo de que o progresso educacional é possível mesmo em pouco tempo.

“Políticas e práticas educativas deficientes deixam muitos países em um permanente estado de recessão econômica”, conclui o relatório.

O ranking será apresentado oficialmente na terceira semana de maio, durante o Fórum Mundial de Educação, na Coreia do Sul, quando líderes mundiais irão se reunir para traçar novas metas para educação. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) foram estabelecidos há 15 anos e alguns deles, como fornecer ensino primário a todas as crianças, ainda não foram atingidos.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade