icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Brasil recebe incentivo para monitoramento do desmatamento

Os Governadores do Clima e da Força Tarefa Florestas (GCF) realizaram um treinamento, em julho de 2012, para auxiliar no monitoramento do desmatamento e da degradação de florestas. Além do Brasil, a Indonésia, o México e o Peru receberam o benefício.

foto autor

22/08/2012 às 19:00 • Atualizada em 30/08/2022 às 13:08 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

untitled-2.jpg
Representante dos quatro países estiveram presentes do treinamento. Foto: Divulgação

Os Governadores do Clima e da Força Tarefa Florestas (GCF) realizaram um treinamento, em julho de 2012, para auxiliar a medição, da notificação e da verificação (MRV) de sistemas para os redução de emissões do desmatamento e degradação florestal (REDD+). Além do Brasil, a Indonésia, o México e o Peru receberam o benefício.

Realizado na Universidade de Stanford e no campus da Google no Vale do Silício, na Califórnia, o treinamento reuniu representantes de agências governamentais e ONGs dos quatro países tropicais. Especialistas do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia Instituto (Ipam) também participaram da atividade.

Um dos equipamentos apresentados foi o CLASlite, sistema de monitoramento que converte dados de até oito diferentes sensores de satélite sobre o desmatamento e mapas detalhados da situação de perturbação da floresta.

Diferente de outros sistemas, o CLASlite também pode medir danos da exploração seletiva de madeira, emissões de gases de efeito estufa e degradação ecológica.

"Nosso objetivo é apoiar nações tropicais em seu esforço mapear a rotina de desmatamento e degradação em seus computadores", afirmou o líder do projeto CLASlite, Greg Asner, ao portal inglês Mongabay.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade