icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Brasil vê oportunidades na sustentabilidade, elogia artigo do The Guardian

Para Aris Vrettos, diretor do Programa de Liderança de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, que esteve no Brasil recentemente, a agenda da sustentabilidade se torna cada vez mais importante para os líderes empresariais que se sentem responsáveis para com as suas comunidades e o país como um todo.

foto autor

19/08/2013 às 15:10 • Atualizada em 02/09/2022 às 2:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

brasil-ecod.jpg
Manifestações populares recentes mostraram nas ruas que a população quer mais qualidade de vida
Foto: Valter Campanato/ABr

O Brasil vê oportunidades no desenvolvimento sustentável. A afirmação foi feita por Aris Vrettos, diretor do Programa de Liderança de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, por meio do artigo Lições do Brasil: a sustentabilidade deve permitir que as pessoas alcancem suas ambições, publicado no blog de negócios sustentáveis do jornal inglês The Guardian.

Segundo Vretos, que esteve recentemente no Brasil para um evento da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), a agenda da sustentabilidade se torna cada vez mais importante para os líderes empresariais que se sentem responsáveis para com as suas comunidades e o país como um todo.

Estes são conceitos em que os países em desenvolvimento são muito bons - e podemos aprender com eles”
Aris Vrettos, diretor do Programa de Liderança de Sustentabilidade da Universidade de Cambridge

"Encontrei brasileiros fazendo a coisa certa", relatou Vrettos, ao citar exemplos como o de Marco Antônio Rossi, CEO da Bradesco Seguros e presidente da CNseg, para quem "o tema da sustentabilidade sempre é uma motivação". O diretor da Universidade de Cambridge lembrou também dos desafios que o Brasil enfrenta, como as desigualdades sociais, problemas estruturais e manifestações populares recentes às vésperas da Copa do Mundo e das Olimpíadas.

Segundo ele, para muitos, o sonho brasileiro significa subir ter mais acesso a renda, comprar um carro melhor ou enviar as crianças para escolas caras e protegidas por um pequeno exército de agentes de segurança.

"Mas isto não é necessariamente o futuro", pontua Vrettos, ao citar o que ouviu em São Paulo da ex-colega e documentarista Fernanda Polacow: "Essa não é a nossa visão de uma vida melhor. Havia muitas pessoas que protestavam porque esta não é uma aspiração sustentável."

Lição dos emergentes

Para o diretor da Universidade de Cambridge, que em setembro deverá voltar ao Brasil para lançar um programa de negócios sustentáveis, juntamente com o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), os líderes brasileiros se destacam porque "arregaçam as mangas na hora de fazer", ao contrário de muitos colegas do chamado mundo desenvolvido.

"Muitos líderes do pensamento sustentável tradicional, acostumados a altos padrões de vida e a baixas taxas de crescimento, ficam desesperados com a falta de progresso do mundo desenvolvido e apelam à rápida e radical dissociação ou interrupção do crescimento econômico. Porém, nesta parte do mundo, a sustentabilidade é para ser feita, não reprimida", defendeu Vrettos.

"Devemos fazer mais para entender o que um mundo melhor e mais sustentável significa em diferentes lugares e como podemos chegar a ele para manter as pessoas produtivas e felizes. Estes são conceitos em que os países em desenvolvimento são muito bons - e podemos aprender com eles. Só para registrar: o Brasil venceu por 3 a 0", concluiu Aris Vrettos, em alusão irônica ao artigo do The Guardian publicado na véspera da final da Copa das Confederações, no qual havia a previsão de que o sistema vencedor dos espanhóis poderia dar uma lição a impulsividade do talento brasileiro.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade