Se em Londres as medalhas douradas do Brasil ainda são raras, quatro estudantes subiram no lugar mais alto do pódio em outras Olimpíadas. Os brasileiros Renan Henrique Finder, Matheus Secco, Hugo Fonseca Araújo e Davi Lopes Alves de Medeiros conquistaram medalha de ouro em Blagoevgrad (Bulgária), durante a Competição Internacional de Matemática para Estudantes Universitários, realizada entre 26 de julho e 1º de agosto.
Além do ouro, o Brasil ganhou duas medalhas de prata e nove de bronze na competição, que reúne 318 estudantes de vários países. Os 23 participantes da delegação brasileira, oriundos de dez universidades, foram selecionados por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática. Dos campeões olímpicos, três são da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e um da Universidade Federal do Ceará.
Os participantes resolveram duas provas aplicadas em dois dias consecutivos. As provas, em inglês, incluem questões de álgebra, análise real e complexa, além de combinatória, cujas pontuações somadas determinam os vencedores.
Segundo o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, o Brasil já conquistou 99 medalhas desde 2003, quando entrou na competição mundial. No total, o país tem uma medalha de ouro especial, 16 ouros, 31 de prata e 51 de bronze.
Fichinha
Na última semana de julho, o Brasil ficou com a maior pontuação geral na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, realizada em Salvador (BA). O evento contou com a presença de jovens de até 18 anos, que representaram Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.
No início de julho, o estudante Rodrigo Sanches Ângelo (SP), de 16 anos, também faturou medalha de ouro na 53ª Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). O evento, considerado o mais importante da área pela Unesco, foi realizado na cidade de Mar del Plata (Argentina), reunindo 551 estudantes de 100 países.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!