icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Brasileiros pretendem montar base de pesquisa no Continente Antártico em 2014

Cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pretendem construir uma base de pesquisa próximo ao módulo autônomo Criosfera 1, criado em 2011.

foto autor

01/04/2013 às 19:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 7:31 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

base.jpg
A base está prevista para ser instalada no final de 2014
Foto: Divulgação

Cientistas brasileiros querem consolidar a presença de pesquisadores do país dentro do Continente Antártico. Estudiosos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) pretendem construir uma base de pesquisa próximo ao módulo autônomo Criosfera 1, criado em 2011.

A nova base servirá como um anexo do Criosfera 1, que opera apenas com o auxílio de geradores solares, eólicos e de baterias, além de equipamentos posicionados dentro e fora do contêiner, sem a presença de cientistas. Os pesquisadores brasileiros estiveram presentes no local apenas na missão de avaliar o funcionamento da base e passaram dificuldades devido à ausência de dormitórios e banheiros.

Segundo o pesquisador da Uerj e coordenador do Criosfera, Heitor Evangelista, o novo módulo terá dormitório com quatro beliches, uma cozinha e, possivelmente, um minimódulo, que funcionará como banheiro, ambos com a previsão de serem instalados no final de 2014.

"Hoje é muito difícil ficar mais do que 30 dias em uma missão nas condições que encontramos lá, você praticamente chega ao seu limite físico. Isso é muito comprometedor", explica Evangelista, que afirma ainda que a instalação do módulo permitirá que os pesquisadores permaneçam até três meses no local, durante o verão antártico. "Será muito bom porque vai permitir uma ampliação das pesquisas", enfatizou o cientista à Agência Brasil.

A iniciativa garantirá a presença brasileira no continente efetivamente, já que a Estação Antártica Comandante Ferraz, na Ilha Rei George, necessita ser reconstruída devido ao incêndio ocorrido em fevereiro de 2012, e seus pesquisadores estão concentrados em ilhas fora da massa continental.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade