icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Camisa usada por 100 dias sem lavar economiza água e energia

Já imaginou colocar uma blusa para lavar só depois de 100 dias de uso? Essa é uma solução para economizar energia, água, sabão e dinheiro, pensada pela a empresa americana Wool&Prince. Ela afirmou ter desenvolvido uma camisa que na prática precisa apenas de três lavagens por ano.

foto autor

06/05/2013 às 10:00 • Atualizada em 27/08/2022 às 7:45 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

capa-camisa.jpg
A tecnologia, que levou seis meses para ser desenvolvida, ainda é um segredo
Fotos: divulgação

Já imaginou colocar uma blusa para lavar só depois de 100 dias de uso? Essa é uma solução para economizar energia, água, sabão e dinheiro – gastos durante o processo de lavagem – pensada pela a empresa americana Wool&Prince. Ela afirmou ter desenvolvido uma camisa que, na prática, precisa apenas de três lavagens por ano.

A tecnologia, que levou seis meses para ser desenvolvida, ainda é um segredo. Mas a empresa revelou que o vestuário é feito a partir de fios de lã, que são mais resistentes do que o algodão, além de serem capazes de absorver suor muito mais rápido e não deixar qualquer odor.

Outro aspecto interessante, segundo a W&P, está em um material especial, também não revelado, capaz de se recuperar rapidamente de amassados. Ou seja, mais uma economia na hora de passar ferro.

Os testes

Para mostrar que de fato a camisa pode ser utilizada por 100 dias consecutivos, a empresa convidou 15 pessoas de várias partes do mundo para fazer a prova dos "100 dias".

Cada uma deveria usar a mesma camisa todos os dias, sem mudar a rotina. O próprio criador da roupa também fez o teste.

camisa3.jpg

Além das atividades comuns do dia a dia, como ir ao trabalho e fazer compras, ele usou a camisa em situações que estimulam ainda mais a produção de suor, participando de maratonas, brincar com o cachorro e sair para dançar.

De acordo com a empresa, depois dos 100 dias de testes, não foi detectado mau cheiro nem amassados. Ela lembrou ainda que não é necessário utilizar a camisa consecutivamente, como na experimentação.

A camisa ainda não está disponível no mercado. Mas a ideia é que ela chegue o quanto antes. Para isso, a empresa busca a arrecadação de fundos por meio do site de financiamento Kickstarter. Em apenas oito dias, o projeto arrecadou 167 mil dólares de mais de mil pessoas, sendo que o objetivo era alcançar 30 mil dólares. A arrecadação segue até o dia 22 maio.

Lembrando ainda que a camisa não foi pensada para um país tropical como o Brasil. Se ela chegar até aqui, é capaz de ir parar na máquina de lavar um pouco antes.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade