De um lado, cerca de 870 milhões de pessoas (12,5% da população mundial) não têm o que comer diariamente. De outro, mais de um bilhão de toneladas de comida jogadas no lixo todos os anos, de acordo com a ONU.
Lançada terça-feira, 22 de janeiro, a campanha global Pensar. Comer. Preservar. Diga não ao Desperdício, promovida pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) pretendem conscientizar a população da necessidade de reduzir o desperdício de alimentos.
O portal da campanha deve reunir informações e dicas para evitar o desperdício, reduzir o impacto ambiental e poupar recursos. Além disso, serão promovidas ações de alerta para o consumo consciente, visando atingir consumidores, comerciantes e atores da área gastronômica e de hospedagem.
Segundo dados da FAO, um terço dos alimentos é perdido durante os processos de produção e venda, um desperdício equivalente a um trilhão de dólares. Somente os alimentos desperdiçados nas regiões industrializadas (cerca de 300 toneladas/ano) seriam suficientes para alimentar toda a população subnutrida do planeta.
A iniciativa é coordenada pelo SaveFood Initiative, ação da FAO e da Messe Düsseldorf, e pelo "Desafio Fome Zero", do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. Participam também organizações como a WRAP UK, de incentivo à reciclagem, e Feeding de 5000, que distribui alimentos que seriam descartados, além de outros parceiros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!