Campanha já reúne 200 artistas
Imagens: luigioss | kate.gardiner | thorgilsv | Divulgação McCartney
A campanha norte-americana Artists Against Fracking reúne 200 artistas para reivindicar a exploração do gás natural resultante do fraturamento hidráulico, que facilita o vazamento do xisto em estado gasoso e contamina os aquíferos e o ar. Liderada por Yoko Ono e seu filho com John Lennon, Sean Lennon, a ação têm causado polêmica em Nova York.
O The New York Times publicou, em 10 de dezembro, o pedido dos ativistas ao governador do estado, Andrew Cuomo, para não permitir o uso de fratura hidráulica para produção de gás de xisto. "Vamos convencê-lo a dar uma chance para a energia limpa", destacaram os artistas.
Segundo um estudo publicado na revista da Academia Americana de Ciências (PNAS), divulgado no EcoD, o fraturamento hidráulico consiste na injeção, em alta pressão, de grandes quantidades de areia e água com componentes químicos para liberar o gás existente nas camadas rochosas.
Estão presentes na lista de personalidades artistas como Paul McCartney, Lady Gaga, The Strokes, Fred Armisen, entre outros. Todos eles defendem que "nenhuma regulação governamental é capaz de tornar esse processo seguro".
Concurso
A iniciativa desenvolveu um concurso de vídeo, denominado #DontFranckNY, no qual os participantes devem apresentar os perigos da prática de exploração em, aproximadamente, 30 segundos. Os interessados precisam preencher o formulário de inscrição no portal da campanha e enviar os produtos até o dia 20 de janeiro.
Os vencedores, além de terem a oportunidade de almoçar com artistas que participam da campanha, terão seus vídeos veiculados na TV local e em redes sociais.
- Saiba mais sobre a campanha (em inglês) -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!