A campanha existe desde 2011, em Curitiba
Imagens: Reprodução
Em novembro, cadeirantes resolveram fazer um protesto inusitado em Lisboa, Portugal. Eles deram um castigo as pessoas que usam, irregularmente, as vagas de estacionamento destinadas a deficientes físicos e colocaram cadeiras de rodas localizadas no centro de vagas para carros em uma rua portuguesa.
A campanha usa a mesma filosofia de outras que circulam pela internet e ironiza a famosa desculpa de quem estaciona em vagas reservadas: "Fomos ali e não demoramos nada".
No Brasil, há uma campanha que tenta conscientizar sobre a importância do respeito com os deficientes físicos em estacionamentos de Curitiba desde 2011, que também utilizou a ideia das cadeiras de rodas em vagas de carros.
A mobilização "Esta vaga não é sua nem por um minuto" é uma iniciativa da agência TheGetz e surgiu a partir de um incidente envolvendo a empresária Mirella Prosdócimo e uma motorista por causa do uso indevido das vagas exclusivas e o desrespeito com os cadeirantes.
Mirella, que é tetraplégica, viu uma mulher sem problemas físicos parar o carro na vaga exclusiva para deficientes e sugeriu que procurasse outra. A empresária foi ignorada pela motorista e pela gerência do supermercado, que afirmou que o problema deveria ser fiscalizado pelo Detran e não por eles.
"Precisamos conscientizar as pessoas que vagas especiais são para pessoas com necessidades especiais. Ajude a educar a população repassando esta campanha e dando o bom exemplo nas ruas", dizem os responsáveis pela iniciativa no perfil oficial da campanha no Facebook.
Para quem apoia o projeto e deseja denunciar quem viola vaga para deficientes em estacionamento, o aplicativo Parking Mobility está disponível gratuitamente na App Store e viabiliza a geração de um relatório que pode ser enviado diretamente as autoridades. Os usuários devem enviar três fotos: uma com a placa do carro, uma da janela da frente e uma da vaga de estacionamento.
Assista ao vídeo da campanha:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!