Secretários reunidos no hotel Golden Tulip, no Rio Vermelho, em Salvador
Foto: Prefeitura de Salvador/Divulgação
Membros das 27 capitais do Brasil se reuniram, em Salvador, para criar grupo que irá promover práticas sustentáveis na gestão municipal.
Os secretários de meio ambiente e de cidades sustentáveis das capitais brasileiras institucionalizaram o CB-27, que espelhado em movimentos como o C-40, formado por prefeitos das maiores cidades do mundo, estabelece um intercâmbio de experiências e forma parcerias que colaborem com a realização de práticas sustentáveis nas cidades.
O CB-27 foi firmado durante o terceiro Encontro de Secretários de Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que teve início no dia 8 de outubro, em Salvador, Bahia. Na ocasião, foi assinado o Estatuto do CB-27 e eleitos os conselhos de administração e fiscal da entidade, ambos formados pelos secretários das capitais do país.
O secretário de Cidades Sustentáveis de Salvador, Ivanilson Gomes, avalia o atual momento como muito importante para a política ambiental brasileira. "Com a institucionalização do CB-27, vamos ter mais forças para buscar não só recursos para investir no meio ambiente, como assegurar a criação de leis para o setor”, afirmou.
Carlos Alberto Muniz, secretário de Meio Ambiente do município do Rio de Janeiro, era um dos mais animados. Foi ele um dos principais responsáveis pela estruturação do grupo. Para Muniz, o CB-27 consolida as discussões que vêm tendo desdobramentos desde a Conferência Rio+20, realizada em 2011. Ele ressaltou que outros aspectos importantes são a troca de experiências entre as capitais e a melhoria da qualidade de vida das cidades.
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, o de São Paulo, Gilberto Kassab, de Nova York, Michael Bloomberg, posam para foto durante evento da Rio+20.
Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/ABr
Para o presidente da Fundação Konrad Adenauer no Brasil, Felix Dane, que apoia as ações do CB-27, o intercâmbio é fundamental na busca de soluções para os desafios enfrentados pelas grandes cidades. Dane explica que a instituição vem atuando desde o início da gestação do grupo e que o objetivo é contribuir no sentido de estimular a troca de informações de forma objetiva e não burocrática.
Sequência dos trabalhos
Ainda em Salvador, é realizado o Seminário Internacional de Resíduos Sólidos e Mudanças Climáticas. O evento foi aberto nesta quinta-feira, dia 10, e reúne palestrantes nacionais e internacionais, desenvolvedores de estudos que envolvem o meio ambiente e as pessoas.
O objetivo é apresentar indicadores e soluções que potencializem as ações de sustentabilidade nas cidades brasileiras. Dentre os participantes estão a presidente do Conselho de Administração do Greenpeace Brasil, Laura Valente; do diretor do World Watch Institute (WWI) no Brasil Eduardo Athayde; e do gerente-executivo de Políticas Públicas do Instituto Ethos, Caio Magri.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!