A contagem regressiva para o Carnaval está quase terminando e tanto quem vai curtir a folia quanto quem está ajustando os últimos detalhes para cair na estrada não vê a hora da festa do Momo chegar. Contudo, o feriado da curtição não é desculpa para descuidar do meio ambiente. Confira algumas dicas de como, mesmo se divertindo, reduzir sua pegada ecológica neste Carnaval.
Lixo Zero
Somente durante a folia momesca do ano passado, 642 toneladas de lixo foram recolhidas no Rio de Janeiro e 150 toneladas no Recife. Em Salvador, ano após ano uma cena se repete após a festa: toneladas de latas e resíduos do Carnaval são encontrados no mar.
Por isso, evite jogar lixo nas ruas. Procure uma lixeira mais próxima e separe os resíduos corretamente. Caso não ache, deixe sempre consigo um saquinho para guardar as sobras do que consumiu até encontrar uma lata de lixo. Evite ainda confeites que espalham papel sem controle. Lembre-se sempre do nosso ideal: Lixo Zero!
Vá de táxi
Evite ir para os circuitos do Carnaval de carro. Além de congestionamentos e dificuldades para estacionar, o folião estar exposto a um maior risco de acidentes e, se estiver consumindo bebida alcoólica, a ir preso pelas blitzes da Lei Seca. Prefira ir de táxi e se, possível, dividir o veículo com o maior número possível de pessoas – o meio ambiente e seu bolso agradecem.
Re-fantasie
Vale de tudo: reciclar, customizar, comprar uma feita de matérias sustentáveis e até mesmo trocar. Assim, você virou bailarina ano passado? Que tal trocar com sua amiga que foi havaiana no último carnaval e reaproveitar a fantasia? Assim, as duas poderão se divertir vestindo as roupas de novos personagens sem precisar comprar outras fantasias. Bom para o meio ambiente e para o seu bolso.
Não deixe essa cena se repetir!Foto: Francisco Pedro / Projeto Lixo Marinho - Global Garbage Brasil
Desplugue-se
Quem vai colocar o pé na estrada, deve-se lembrar de tirar os aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, tais como televisão, DVD, micro-ondas e computador antes da viagem. Mesmo no modo “stand by” (quando o aparelho está desligado, mas ligado na tomada), o equipamento continua consumindo energia, chegando até a 25% do consumo quando ligado.
Em dias
Viajar de carro amplia o tráfego nas estradas, o risco de acidentes e a emissão de poluentes. Além de rachar o veículo com outras pessoas, o folião consciente deve investir na manutenção preventiva: um motor regulado reduz em até 5% o consumo de combustível e emite menos gases de efeito estufa. Outra dica é programar para cair na estrada durante os horários de menos trânsito, diminuindo o tempo em marcha lenta e a emissão de carbono.
Menos é mais
Na hora de fazer a mala, leve somente o necessário. Peso extra não apenas aumenta o os custos, como também o consumo de combustível.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!