Além dos espaços amplos e grandes janelas, a casa conta com um sistema de telas e toldos automatizados que se estendem e contraem de acordo com a incidência do sol e de sombras
Foto: Divulgação
Uma casa que gera mais energia do que consome ao longo de um ano. Com um detalhe: energia limpa, solar, proveniente dos painéis fotovoltaicos instalados no teto. Assim é a Lisi (tradução em inglês para Vida Sustentável Inspirada pela Inovação), grande vencedora da edição 2013 do Solar Decathlon, concurso promovido pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Ao longo das duas últimas semanas, 19 equipes de estudantes de todo o mundo ergueram suas casas sustentáveis alimentadas por energia solar e as colocaram à prova em 10 categorias, que vai da acessibilidade e conforto até a arquitetura e engenharia, informou a Exame.com.
Para provar a eficiência da operação, as equipes tiveram que executar tarefas comuns do dia a dia, como usar máquina de lavar louça, cozinhar e assistir à televisão. A ideia era ver qual das casas se mostraria mais eficiente no consumo de energia.
Econômica e atraente
Desenvolvida por estudantes da Universidade de Tecnologia de Viena, a morada fez jus ao título conquistado no sábado, 12 de outubro. A equipe da Áustria foi premiada com o primeiro lugar geral por ter feito a casa mais econômica, eficiente em termos de energia e atraente.
Além dos espaços amplos e grandes janelas, a casa conta com um sistema de telas e toldos automatizados que se estendem e contraem de acordo com a incidência do sol e de sombras, procurando sempre manter os espaços frescos e agradáveis. Do lado de fora, um pátio de horta funciona como uma reservatório de água da chuva.
Para ver mais detalhes da casa vencedora clique nas fotos da galeria abaixo.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!