CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

CEO da NESsT defende capacitação dos empreendedores sociais

"Precisamos se comprometer com a capacitação dos empreendedores sociais". A defesa foi feita na terceira semana de outubro por Loic Comolli, CEO da NESst, pioneira internacional no desenvolvimento de empreendimentos que aplicam práticas de mercado para a solução de problemas sociais e ambientais, ao avaliar os resultados do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012, realizado nos dias 16 a 18 deste mês no Rio de Janeiro. Também foram conhecidas as organizações brasileiras vencedoras do prêmio Negócios Sociais.

foto autor

25/10/2012 às 12:00 • Atualizada em 29/08/2022 às 19:57 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

nesst1-t.jpg
Preparação é crucial para atrair investidores para os projetos e conquistar os diferentes públicos relevantes. Foto: NESst/Divulgação

"Precisamos se comprometer com a capacitação dos empreendedores sociais". A defesa foi feita na terceira semana de outubro por Loic Comolli, CEO da NESst, pioneira internacional no desenvolvimento de empreendimentos que aplicam práticas de mercado para a solução de problemas sociais e ambientais, ao avaliar os resultados do Fórum Mundial de Negócios Sociais 2012, realizado nos dias 16 a 18 deste mês no Rio de Janeiro.

Segundo ele, essa preparação é crucial para atrair investidores para os projetos e conquistar os diferentes públicos relevantes. O CEO da NESst também observou que a inovação cria impacto apenas quando é colocada em prática e responde às necessidades do mercado social. "Pessoas inovadoras precisam de capital de apoio, capacitação e redes - devem formar parcerias com universidades e fins lucrativos, além de usar a abordagem do design centrada no ser humano, a fim de aumentar as chances de sucesso", completou.

Também durante o fórum, a NESst anunciou as organizações brasileiras vencedoras do prêmio Negócios Sociais. Além do apoio financeiro, as entidades continuarão recebendo capacitação. “A premiação teve mais de 20 empresas sociais cadastradas. Inicialmente íamos escolher três negócios sociais, mas devido ao alto nível dos projetos inscritos ampliamos o número de vencedores para cinco”, explicou Renata Truzzi, diretora da NESsT no Brasil.

loic-t.jpgAs cinco empresas sociais selecionadas são uma amostra da diversidade das organizações sociais brasileiras. Com perfis e missões distintos, atuam em diferentes mercados e áreas sociais. Entre as escolhidas estão A Banca, que busca o intercâmbio cultural e social entre colégios particulares e escolas pública; Pensamento Nacional das Bases Empresarias (PNBE) com a missão de difundir informação e conhecimento sobre gestão de empresas de médio e pequeno porte; Sociedade Huma Despertar (SHD) que cultiva viveiros de mudas de espécies florestais nativas para o reflorestamento urbano; Terra do Meio, que traz a conscientização social e ambiental para as crianças por meio de visitações à Terra das Crianças, local gerenciado por um comitê infantil; e a Estrela Sports que vai trabalhar o turismo voluntariado ligado ao esporte, cultura e realidade brasileira.

Mulheres em Negócios Sociais

O Fórum Mundial de Negócios premiou também as mulheres. A grande vencedora foi Gabriela Silva Leite, a criadora da Daspu, uma grife de roupas criadas por profissionais e ex-profissionais do sexo. A premiação também contou com a participação de Michelle Bachelet, ex-presidente do Chile e atual diretora executiva da ONU Mulheres, que anunciou a ganhadora.

Bachelet elogiou o trabalho de Gabriela à frente da organização social Davida, que luta pelo fortalecimento da cidadania das profissionais do sexo, combate à violência e discriminação.

“As mulheres são grandes líderes de negócios sociais porque precisam criar oportunidades econômicas para melhorar a qualidade de vida de suas famílias. Invistam nas mulheres”, reivindicou Michelle Bachelet.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade