Foto: Sxc.hu
É comum alguém dizer que está com dor de cabeça ou enxaqueca. Existe diferença entre elas. A enxaqueca é uma doença, que pode fazer doer apenas um lado ou não, e chega a durar 72 horas. Ela é genética e crônica, mas alguns cérebros são mais sensíveis do que outros. Para que se manifeste, é preciso algum estímulo como fatores emocionais, hormonais e estresse, maus hábitos alimentares e sono.
Saber controlar esses fatores estimulantes já pode ser um ótimo passo, mas é recomendado consultar um médico neurologista, pois o diagnóstico só é possível através de exames. Por mais que não tenha cura, o tratamento pode ajudar a diminuir e até evitar essas crises.
Conheça algumas dicas:
- Não exagere ao consumir alimentos como chocolates, frituras e gorduras, café, chá, refrigerantes de cola, vinhos-tintos, cerveja, aspartame e linguiças, por exemplo.
- Evite ficar mais do que cinco horas sem comer.
- Respeite a sua rotina do sono com pelo menos 8 horas ao dia.
- Variações de temperatura e umidade podem trazer a crise.
Já a dor de cabeça, também conhecida como cefaleia, é o sintoma de alguma outra doença e, ao contrário do que ocorre com a enxaqueca, mantém a possibilidade de manter as atividades do dia normalmente. Neste caso, o ideal é consultar um médico para identificar o que está causando este sintoma.
Chá para enxaqueca
Será que algum chá pode ajudar a aliviar a enxaqueca? Antes de qualquer coisa, vale lembrar que os chás, por serem plantas com propriedades medicinais, precisam ser consumidos com cuidado e com o aval de um especialista, principalmente nos casos de gestantes, lactantes ou quem toma remédio controlado.
Anote algumas opções de chás que podem contribuir para aliviar a dor da enxaqueca:
- O chá de gengibre possui propriedades anti-inflamatórias. Na composição tem o gingerol, que age como aspirina e ajuda a aliviar a inflamação e a dor. Anote aí: rale 25 gramas de gengibre fresco, misture com 500ml de água e deixe ferver de 15 ou 20 minutos. Coe e beba na hora.
- Outra opção é o chá de hortelã. Separe 10 folhas de hortelã, coloque para ferver em 200 ml de água, deixe ferver por 3 minutos, coe e tome na hora.
Para estes casos é recomendado tomar sem adoçar e, no máximo, 5 vezes ao dia.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!