Energia renovável é fundamental para um mundo de baixo carbono
Foto: Banco Mundial / Dana Smillie
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon destacou na sexta-feira, 9 de setembro, que os recursos financeiros são fundamentais para construir uma Agenda 2030 focada no desenvolvimento sustentável. A menção foi feita durante reunião de Ministros do Financiamento Climático em Lima, capital do Peru.
O representante da ONU esteve no país latino-americano para participar da Reunião Anual da Assembleia de Governadores do Banco Mundial (BM) e do Fundo Internacional Monetário (FMI) de 2015.
Ban Ki-moon enfatizou a necessidade de uma metodologia para definir o que é financiamento climático e como o financiamento privado é calculado em países desenvolvidos e em desenvolvimento. O chefe da ONU orientou países a traçarem compromissos de financiamentos para conter mudanças climáticas antes da Conferência de Paris, onde líderes e organizações internacionais deverão adotar um acordo histórico universal sobre as mudanças climáticas.
Vinte Vulneráveis (V20)
Ao participarem do evento, os ministros da Fazenda dos Vinte Vulneráveis (V20) se reuniram para definir ações que estimulem investimentos em resiliência climática e desenvolvimento com baixa emissão de carbono para as cerca de 700 milhões de pessoas ameaçadas pela mudança climática.
“Este não é um grupo típico de grandes economias. Ao contrário, representamos países colocados em situação de alto risco por erros econômicos na forma de lidar com a mudança global do clima”, afirmou o vice-ministro da Fazenda da Costa Rica, Jose Francisco Pacheco. “Decidimos trabalhar juntos para garantir que não sejamos vítimas e, sim, fazer tudo o que pudermos para contribuir para a resolução desta crise.”
Os países do V20 são: Afeganistão, Bangladesh, Barbados, Butão, Costa Rica, Etiópia, Gana, Quênia, Kiribati, Madagascar, Maldivas, Nepal, Filipinas, Ruanda, Santa Lúcia, Tanzânia, Timor Leste, Tuvalu, Vanuatu e Vietnã.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!