Em dezembro, Figueres conduziu o processo do acordo climático acertado em Paris, na COP21
Foto: Sarah Fretwell/ONU
A secretária-executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), Christiana Figueres, anunciou na sexta-feira, 19 de fevereiro, que deixará o cargo. Segundo nota no site da convenção, a costarriquenha, de 59 anos, permanecerá no posto até julho, quando termina seu mandato. Ela não quer solicitar um novo.
Em dezembro, Figueres conduziu o processo do acordo climático acertado em Paris, na COP21. "O Acordo de Paris é uma conquista histórica, erguida em anos de crescente desejo de se construir pontes de colaboração e solidariedade", disse ela, em carta enviada aos representantes de governos, ONGs, associações empresariais, de jovens, povos indígenas e demais grupos observadores das negociações da Organização das Nações Unidas (ONU).
No acordo, 195 países concordaram em reduzir a zero as emissões de gases-estufa em 2100, saindo dos combustíveis fósseis e sustentando as economias com energias renováveis.
"Entramos agora em uma fase de urgente implementação", disse Figueres, que ficou seis anos como secretária-executiva da UNFCCC. Ela substituiu o holandês Yvo de Boer, que conduziu o processo até pouco depois da desastrada conferência de Copenhague (COP15), em 2009.
Figura-chave
Figueres, que em junho de 2013 visitou o Brasil, foi figura-chave na construção do acordo de Paris e em aparar confrontos entre ricos e pobres, grandes emissores e economias emergentes, e ouvir as demandas dos países-ilhas e das nações mais vulneráveis.
Segundo a agência Reuters, o economista britânico Nicholas Stern, que escreveu em 2007 um célebre estudo sobre o impacto da mudança do clima na economia, disse que Figueres "tem impressionante habilidade para ver para onde temos que ir e reunir a todos neste esforço".
O novo secretário-executivo será indicado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon. O cargo subirá um degrau na hierarquia das Nações Unidas e será alçado a subsecretário-geral. Pela lógica da ONU, o sucessor de Christiana deverá vir de um país desenvolvido.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!