SolaRoad é um módulo especial de concreto coberto por uma camada de vidro resistente e células fotovoltaicas
Fotos: Divulgação/SolaRoad
Que a Holanda é o país das bicicletas não é novidade, mas o que dizer sobre ciclovias capazes de gerar energia limpa? Essa é a proposta do projeto SolaRoad, que consiste em um novo bloco inteligente que substitui o asfalto e produz energia a partir da captação de raios solares.
O primeiro protótipo, dotado de 70 metros de extensão, foi instalado na cidade de Krommenie, a 25 km da capital Amsterdam, e pode produzir energia suficiente para alimentar as casas de três famílias durante um ano.
Funciona assim: o SolaRoad é um módulo especial de concreto coberto por uma camada de vidro resistente e células fotovoltaicas, que captam a energia do sol e convertem-na em eletricidade. Além de permitir uma extensão maior para a captação dos raios solares, a nova ciclovia não causa impactos na paisagem.
Como nem tudo nessa vida são flores, também vale dizer que os módulos no chão são até 30% menos eficientes que as placas solares instaladas nos telhados, devido à inclinação. A SolaRoad, segundo estudos, é capaz de produzir 50 quilowatts-hora por metro quadrado.
A iniciativa é da TNO, uma organização holandesa independente que promove a inovação. A ideia é aumentar a extensão para 300 metros até 2016. O projeto tem um custo estimado de 3 milhões de euros.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!