icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Cidade americana utiliza a micro-purificação para reaproveitar a água

foto autor

30/07/2015 às 15:30 • Atualizada em 27/08/2022 às 6:04 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

santana-ecod.jpg
Com a ajuda de elementos químicos e equipamentos que emitem luz ultravioleta, as partículas de sujeira são isoladas em uma membrana especial até que não reste nada além de água pura
Foto: OCWD

Uma alternativa ao processo de dessalinização da água do mar, cujo custo é bastante alto, atende pelo nome de micro-purificação. Uma cidade referência na utilização desse sistema é Santa Ana, sede do condado de Orange, na Califórnia (EUA). Lá, a maior parte da água usada nas casas é tratada para se tornar potável novamente. Até mesmo a água dos sanitários passa por um processo de limpeza que a torna reutilizável.

Funciona assim: com a ajuda de elementos químicos e equipamentos que emitem luz ultravioleta, as partículas de sujeira são isoladas em uma membrana especial até que não reste nada além de água pura. Até mesmo protozoários e bactérias são eliminados depois do processo.

Cerca de 230 milhões de litros de água suja deixam de ser despejados no mar para serem reutilizados

Em 2014, em uma série de reportagens sobre soluções sustentáveis para o futuro, a revista Slate e a Arizona State University apontaram o sistema de Santa Ana como um modelo para o restante dos Estados Unidos.

Com essa iniciativa, todas as residências de Santa Ana, que possui 330.000 habitantes, recebem água tratada por micro-purificação. Como a usina também serve outras cidades da região, cerca de 600.000 lares são beneficiados no total. Estima-se que cerca de 230 milhões de litros de água suja deixam de ser despejados no mar para serem reutilizados.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade