Campanha pretende arrecadar fundos para evitar a morte do Pinheiro/ imagens: Reprodução
Moradores da cidadezinha japonesa de Rikuzentakata aproveitaram o potencial do Facebook de mobilizar pessoas em torno de uma causa, para conservar a única árvore da localidade. Acontece que a cidade foi uma das mais prejudicadas pelo tsunami que varreu o Japão em março de 2011 e deixou de recordação um único pinheiro, dentre as 70 mil árvores do município.
A “Árvore da Esperança” foi então transformada em símbolo da reconstrução local e virou alvo de uma campanha lançada na rede social (facebook.com/RikuzentakataCity). A intenção da campanha é arrecadar doações para preservar o pinheiro de 27,5 metros de altura que resistiu ao desastre.
Embora tenha permanecido de pé, provavelmente devido à sua altura, nos meses seguintes ao desastre as raízes do Pinheiro morreram por causa da salinização da terra. Assim, a morte da árvore é quase inevitável, a menos que o pinheiro seja recoberto com um tipo de gelatina especial, um caro tratamento que a cidade tenta financiar com a campanha via Facebook.
Antes do desastre, a cidade possuía aproximadamente 70 mil árvores
Cerca de 5.500 habitantes da cidade ainda estão em abrigos temporários e estima-se que o processo de reconstrução de Rikuzentakata levará pelo menos dez anos. Somente neste ano, 60 bilhões de ienes (cerca de R$ 1,515 bilhão) serão destinados à reconstrução da cidade. Mas o custo total pode se multiplicar por dez nos próximos anos.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!