Novo complexo contribui para uma "ONU mais neutra em carbono", na opinião de Ban Ki-moon
Foto: ONU/Divulgação
O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, participou na quinta-feira, 4 de julho, da abertura da Cidade ONU em Copenhague (Dinamarca), “um centro de alto nível e ambientalmente amigável” para as operações das Nações Unidas no país.
Ban saudou o novo complexo como uma contribuição importante para uma ONU mais neutra em carbono. “Desde as fileiras de bicicletas estacionadas até as turbinas eólicas voltadas para o mar, vejo a prova de que podemos enfrentar os desafios climáticos atuais”, destacou o secretário-geral da ONU.
“A partir de painéis solares até o uso da água do mar para refrigeração e cortinas de metal externas para regular a luz e calor, a Cidade ONU mostra o que pode ser alcançado. O consumo de energia estimado da sede será cortado em mais da metade”, acrescentou Ban. Quando completada a Cidade ONU vai abrigar cerca de 1.200 funcionários da organização, concedendo apoio às operações cruciais humanitárias, de consolidação da paz e de desenvolvimento em todo o mundo.
Ao todo, oito agências das Nações Unidas participarão das novas instalações: o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (Unops), o Programa Mundial de Alimentos (PMA), a Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres (ONU Mulheres), a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Assista ao vídeo sobre a construção ambientalmente correta do prédio da ONU:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!