icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Cientistas criam nova fibra que pode mudar de cor a partir de fruta tropical

Um pequeno fruto da América do Sul foi à inspiração que os cientistas de materiais da Universidade de Harvard e da Universidade de Exeter, no Reino Unido, precisavam para criar uma fibra capaz de mudar de cor quando esticada. Elas poderão ser utilizadas na confecção de uniformes de esportistas.

foto autor

04/02/2013 às 9:00 • Atualizada em 02/09/2022 às 6:44 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

bastard-hogberry-1.jpg
Os pesquisadores identificaram e replicaram os elementos exclusivos estruturais que criam a cor azul brilhante da fruta nobilis Margaritaria
Fotos: Divulgação

Um pequeno fruto da América do Sul foi à inspiração que os cientistas de materiais da Universidade de Harvard e da Universidade de Exeter, ambas no Reino Unido, precisavam para criar uma fibra capaz de mudar de cor quando esticada.

A fibra de várias camadas, descrita na revista Advanced Materials no dia 28 de janeiro de 2013, pode criar tecidos inteligentes que visivelmente reagem ao calor ou pressão. Elas podem, por exemplo, ser utilizadas na confecção de uniformes de esportistas, nos quais poderão ser capazes de mudar de cor em áreas de tensão muscular, segundo informação do portal da Universidade de Harvard.

bastard-hogberry-2.jpg

O fruto de inspiração foi o nobilis Margaritaria, comumente chamado de "hogberry bastardo". A fruta ultra-brilhante de cor azul, possui baixo teor nutritivo, e por isso imita uma concorrente mais carnuda e nutritiva, no intuito de atrair pássaros, que enganados comem a fruta e, finalmente, espalham suas sementes.

Os cientistas estudaram a origem estrutural de cores vibrantes da semente e descobriram que as células da pele na sua parte superior contém uma curva de repetição, que cria cores através da interferência de ondas de luz (um mecanismo semelhante é responsável pelas cores brilhantes das bolhas de sabão).

image-large-2.jpg

Então, para criar a fibra, a equipe replicou os principais elementos estruturais da fruta. Os pesquisadores afirmam que o processo pode ser ampliado e desenvolvido para atender a produção industrial.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade