Os perecíveis costumam ser os alimentos mais desperdiçados, já que possuem uma vida útil menor. Para evitar a perda precoce de frutas, hortaliças, verduras, entre outros, o ideal é repensar a forma como elas são adquiridas.
Para isso, o EcoD traz cinco dicas listadas pelo site Earth911, que podem te auxiliar a organizar suas compras e evitar o desperdício.
Compre por peso
Quando o produto é vendido por peso, você pode comprar exatamente o que precisa. Para os produtos que estragam facilmente, como abacates, bananas ou pêras, a ideia é escolher os alimentos maduros para uso imediato e outras ainda verdes para consumo futuro.
Tente planejar o cardápio
Com o planejamento semanal das refeições, fica mais fácil mapear os alimentos que vai precisar.
Na hora de sair às compras, é só levar a lista do cardápio. Dessa forma, você só vai comprar os produtos para fins específicos, em vez de simplesmente pegar as coisas das prateleiras.
Não compre por impulso
A variedade de opções em um supermercado costuma chamar atenção e o desejo de adquirir. Principalmente quando falamos em “promoções”. Cuidado! É importante pensar se de fato você precisa do produto.
Comprando conscientemente suas contas serão menores, assim como a possibilidade de desperdícios.
Faça um inventário diário
Depois de algumas semanas de planejamento de cardápio e compras cuidadosas, você vai começar a perceber o que você realmente está usando e o que está sobrando. Estas observações simples vão auxiliar na próxima compra. A ideia é aprender a identificar a quantidade correta do que precisa.
Vá as compras com mais frequência
Ir mais vezes ao supermercado pode soar como mais trabalho. Mas comprar semanalmente permite que os perecíveis sejam adquiridos com mais frequência diminuindo assim a possibilidade de deterioração.
Para reduzir o consumo de combustível em excesso, que pode vir com as compras mais frequentes, tentar identificar supermercados e mercados próximos de casa.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!