Iniciativa propõe ao indivíduo maior interação com o espaço urbano e com outras pessoas que o utilizam
Fotos: Divulgação/Cidade Ativa e Aline Bronkhorst
Mapear e revitalizar as escadas, escadarias e escadões da cidade de São Paulo são os principais objetivos da plataforma colaborativa Olhe o Degrau, lançada em parceria pelo site Cidadera com a ONG Cidade Ativa.
"Queremos aumentar o reconhecimento sobre estes espaços e permitir que as pessoas percebam que as escadarias podem ser parte de suas rotinas diárias, sendo incorporadas como atalhos em rotas de pedestres. Além disso, entendendo como conectar escadas e a rede de calçadas existente, podemos aumentar o uso do transporte ativo e reduzir o uso de automóveis particulares na cidade, amenizando a crise de mobilidade que São Paulo enfrenta atualmente", informa o site do serviço.
A iniciativa, criada em 2013 com a finalidade de repensar a relação que o cidadão tem com a sua cidade, propõe ao indivíduo maior interação com o espaço urbano e com outras pessoas que o utilizam, por meio de dados informados pelos usuários, como que escadas estão disponíveis para uso, localização, descrição e fotos.
Além de propor atalhos para os caminhos do dia a dia, os escadões podem ser cenário de encontros e intervenções artísticas, como a que foi realizada recentemente na escada da rua Alves Guimarães, em Pinheiros, durante uma oficina de graffiti que embelezou e deu uma nova vida ao local.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!