Uma rede para o engajamento cívico que reúne pessoas em volta de desafios sociais nas suas comunidades, convidando-as a colaborar, co-criar e agir em pró do bem comum. Assim é a "Como Podemos?", que busca mobilizar as pessoas para resolver incômodos como aquele problema do seu bairro que causa transtornos, uma praça degradada que precisa de revitalização, ou até mesmo melhorar a educação das escolas públicas locais, por exemplo.
“As pessoas querem ser protagonistas das mudanças da sociedade. Muitas querem colocar a mão na massa e não sabem por onde começar. Outras já desenvolvem projetos e querem qualificar suas ações. Nós ajudamos nisso”, explicou o baiano Augusto Leal, 26, que lidera a iniciativa com os amigos Rodrigo Quadros, 26, e Fabricio Cruz, 30, ao portal Porvir.
O principal objetivo da plataforma é a solução de desafios sociais. Por isso, ao acessar o site, o usuário é convidado a completar a pergunta “Como podemos…?”. Ao completar a frase, o sistema busca por desafios parecidos que já foram cadastrados e apresenta aos usuários as discussões que estão em curso. O interessado poderá participar delas ou, caso deseje, pode propor um desafio novo. Qualquer um pode contribuir com qualquer discussão.
“A pessoa cadastra o desafio, mobiliza sua rede e vai montando de forma colaborativa o plano de ação com as atividades necessárias para realizar o projeto, estipulando prazos e recursos. Na medida em que as ações vão sendo realizadas, o pessoal vai compartilhando os resultados. Todos os desafios ficam abertos na plataforma e qualquer pessoa pode colaborar”, resume Leal.
Etapas
Os organizadores da plataforma acompanham todo o processo, alimentando as discussões e dando dicas do que pode ser feito. Tudo isso a partir da metodologia do design social, em que a solução para um problema real vem de uma construção coletiva e pode ser prototipada a partir de materiais simples e baratos.
O Como Podemos foi uma das iniciativas vencedoras do desafio Tecnologias que Transformam, lançado pela Fundação Telefônica. Com os R$ 10 mil que ganharam, os idealizadores investiram no desenvolvimento do site. Agora o desafio é criar um modelo de negócio rentável, mantendo o acesso gratuito. Dois caminhos para geração de receita em que têm apostado é na divulgação de marcas parceiras e no desenvolvimento de oficinas sobre design social para empresas.
- Conheça o site "Como Podemos"? -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!