A maioria do lixo que produzimos (300 a 500 gramas por pessoa/dia) vai para aterros sanitários e lixões, o que contribui para a emissão de gases de efeito estufa e a contaminação de lençóis freáticos, entre outros prejuízos ao meio ambiente. Para reciclarmos nossos resíduos orgânicos, podemos utilizar a compostagem doméstica, um procedimento biológico que transforma resíduos orgânicos em adubo de ótima qualidade.
A composteira é formada por terra, minhocas e micro-organismos que consomem os restos de alimentos e vegetais e os transformam em um composto rico em nutrientes (humus), ideal para adubar as plantas. Para quem deseja algo mais fácil e prático, uma nova facilitadora para este procedimento é a composteira automática, que utiliza minhocas e vermes e não atrai insetos.
O equipamento transforma o lixo orgânico em apenas 24 horas, tempo menor do que as composteiras comuns, que levam aproximadamente 60 dias para finalizar o processo. É movido a energia elétrica, mas tem um baixo consumo de energia, conforme afirmam os fabricantes.
A composteira automática é formada por micro-organismos que são capazes de se multiplicar rapidamente em altas temperaturas e vivem por longo tempo. Assim, não há necessidade de repor serragem e folhas frequentemente.
Funcionamento
O procedimento é simples: basta colocar dentro do tanque os restos de resíduos, como frutas, legumes, verduras, cascas de ovos e até pedaços de carne, frango e peixes. É possível processar todo tipo de restos orgânicos, o que não ocorre com as técnicas comuns de compostagem com minhocas, que restringem carnes, ossos, gorduras, derivados de leite e resíduos de comida cozida.
A composteira é um aparelho compacto e pode ser instalado em qualquer lugar, em casa, escolas, restaurantes, hotéis, estabelecimentos comercias, e não emite odores desagradáveis, decorrentes do processo de decomposição. Além disso, reduz o volume do lixo em até 70%. No mercado brasileiro há no mercado a Decomposer 2, que tem capacidade diária de aproximadamente 5,5kg de resíduos orgânicos, Contudo, o investimento de aproximadamente R$ 4 mil não é para qualquer bolso. Uma alternativa é fazer o aluguel do equipamento.
O vídeo abaixo demonstra o funcionamento da composteira:
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!