iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
SUSTENTABILIDADE

Comunidades religiosas debaterão mudanças climáticas no Rio de Janeiro

foto autor

20/08/2015 às 9:45 • Atualizada em 31/08/2022 às 15:21 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

lideres-religiosos-ecod.jpg
Também serão apresentadas as ações concretas que suas comunidades religiosas têm adotado diante do tema da ecologia e, mais especificamente, das mudanças climáticas
Foto: Fé no Clima/Divulgação

Um total de 12 lideranças religiosas de expressão nacional e internacional, engajados com os temas socioambientais, participarão do Encontro Internacional Fé no Clima, no dia 25 de agosto, no Rio de Janeiro, onde irão expor suas visões sobre os fundamentos sagrados de sua tradição religiosa que versem sobre a relação de cuidado da humanidade com a criação.

Como pano de fundo eles terão a Encíclica Papal "Laudato Si – Sobre o cuidado da casa comum" e a 21ª Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP21), que será realizada em dezembro, em Paris.

Também serão apresentadas as ações concretas que suas comunidades religiosas têm adotado diante do tema da ecologia e, mais especificamente, das mudanças climáticas.

A expectativa é que os desdobramentos do encontro gerem uma ação concertada entre essas lideranças em prol da conscientização de suas comunidades sobre a importância de se lidar com o tema das mudanças climáticas.

Encontro busca criar mais espaço para comunidades religiosas de tradições diversas interagirem e evidenciarem suas próprias experiências de engajamento com o tema das mudanças climáticas

Os convidados confirmados são: André Trigueiro (espírita e jornalista), Ariovaldo Ramos (pastor evangélico), Mãe Beata de Yemanjá (Iyalorixá do Ilê Omi Ojuarô), Dolores (Inkaruna) Ayay Chilón, professor de Quechua, da tradição Andina, Mãe Flávia Pinto (umbandista), Rv. Fletcher Harper (pastor episcopal norte americano), Pe. Josafá Carlos de Siqueira S.J (Igreja Católica), Kola Abimbola (Babalorixá Yorubá e acadêmico nigeriano), Léo Yawabane (tradição indígena Huni Kuin, do Acre), Lama Padma Samten (monje budista), Rabino Nilton Bonder (tradição judaica) e Timóteo Carriker (pastor presbiteriano).

Declaração Fé no Clima
Ao final do evento será assinada pelas lideranças a Declaração Fé no Clima, que reunirá as convergências entre as falas dos participantes e será encaminhada à Presidência da República e ao Ministério de Meio Ambiente, com o intuito de posicionar as comunidades religiosas diante desse importante tema da agenda política nacional e internacional.

O Encontro Internacional é uma das atividades da iniciativa Fé no Clima, promovida pelo Instituto de Estudos da Religião (Iser) e a Gestão de Interesse Público (GIP), que busca criar mais espaço para comunidades religiosas de tradições diversas interagirem e evidenciarem suas próprias experiências de engajamento com o tema das mudanças climáticas.

Histórico da iniciativa
Em 2008, o Iser realizou uma pesquisa de opinião intitulada "O que as lideranças brasileiras pensam sobre mudanças climáticas e o engajamento do Brasil?", reunindo percepções de 120 lideranças de diversos segmentos da sociedade brasileira (mídia, congresso, empresas, academia, ONGs e governo) especialistas em temas correlatos (energia, agronegócio, florestas e educação).

Em 2009, foi a vez de escutarem o que lideranças religiosas tinham a dizer sobre o tema. Como parte daquela iniciativa, o Iser organizou um encontro multirreligioso no qual os participantes compartilharam e conheceram iniciativas de adaptação e educação em curso no Brasil.

EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.

Leia também:

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Mais em Sustentabilidade