O ministro das Relações exteriores Antonio Patriota faz doação para Rio + 20 para ajudar no combate a emissão de gazes lançados na atmosfera com a sua viagem/Foto: Marcello Casal Jr./ABr
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, afirmou na quinta-feira, 14 de junho, que o conceito da Economia Verde ganha mais aceitação entre os países que participam da Rio+20. Em entrevista à Rádio ONU, o chanceler contou que o capítulo sobre o tema, "que parecia um desafio grande no início da negociação", acabou se tornando menos controvertido graças também a simplificações feitas no próprio rascunho da declaração final do evento.
Para o chefe da diplomacia brasileira, o mais importante agora é manter a flexibilidade de adaptação a diferentes realidades dos países. "Não vejo o conceito da economia verde como um empecilho. Ele é um conceito aberto em construção, vai ser tratado desta maneira. Como dizem em inglês: não é um tamanho único para todos. É um conceito que pode ser adaptado ao nível de desenvolvimento, às características individuais de cada país, e num espírito de uma relativa flexibilidade, sem rigidez."
Contudo, Patriota ponderou que é necessário tomar alguns cuidados para que novos conceitos como economia verde não venham a transformar-se em barreiras não-tarifárias ao comércio, em condicionalidades a investimentos e empréstimos.
A última rodada das negociações sobre o texto da declaração final da Rio+20 tem previsão de encerramento para esta sexta-feira (15), mas, segundo o ministro, se for necessário, as consultas continuarão a ser mantidas até a chegada dos chefes de Estado e governo, na próxima semana.
Antonio Patriota comentou sobre uma das maiores dificuldades para os mecanismos futuros de gerenciamento ambiental. "Talvez um dos pontos mais difíceis sejam os dos meios de implementação. Os aportes financeiros, transferência de tecnologia, capacitação técnica. Nós estamos trabalhando seriamente e temos confiança de que até o fim da conferência teremos um documento ambicioso. E que estabelecerá aquilo a que a conferência se propõe, objetivos de médio e longo prazo", projetou o chanceler.
A Rio+20 segue até o dia 22 de junho na capital fluminense.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!