O empreendimento vai demandar investimentos da ordem de R$ 30 milhões e disponibilizará cerca de mil lotes — de tamanhos e potencial de geração diferentes (5,10 e 33,3 kWp)
Foto: Randy Montoya/AREVA/Flickr/(cc)
O projeto pioneiro de Condomínio Solar para a produção de energia, idealizado pela empresa baiana Cosol, será apresentado neste sábado, 16 de abril, pelo economista húngaro Csaba Sulyok, na sexta edição da Virada Empreendedora, em São Paulo. O evento reuniu mais de 2 mil participantes em 2015 e este ano tem o tema Brasil: presente, futuro empreendedor. A expectativa dos organizadores é de reunir aproximadamente 2,5 mil pessoas nas 24 horas ininterruptas da virada.
Na oportunidade, a Cosol fará um Pitch para investidores, ou seja, uma apresentação rápida do Condomínio Solar, projeto que reduz em cerca de 80% a conta de luz e que tem como público-alvo pequenas e médias empresas. O modelo de produção de energia solar proposto permite dobrar a eficiência da produção de energia.
O projeto foi concebido por um grupo de pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) no ano passado e vai funcionar como um condomínio de casas, onde são adquiridos lotes de tamanhos e potencial de geração diferentes. A energia produzida será disponibilizada para a rede de distribuição Coelba, gerando créditos que serão descontados na conta de energia dos participantes.
O empreendimento vai demandar investimentos da ordem de R$ 30 milhões e disponibilizará cerca de mil lotes — de tamanhos e potencial de geração diferentes (5,10 e 33,3 kWp) — onde serão implantadas as placas fotovoltaicas. A cidade escolhida para abrigar a empreitada foi Bom Jesus da Lapa, no interior baiano. A captação de clientes será feita até agosto. A ideia é que a produção de energia comece em dezembro.
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!