Considerado o maior especialista mundial em competitividade, Michael Porter virá divulgar um novo projeto global do qual participa: o Índice de Progresso Social
Foto: Divulgação
É hora de tornar tangíveis, na forma de negócios, os princípios que o Ethos têm discutido há 15 anos sob a perspectiva de desenvolvimento social, econômico e ambientalmente sustentável. Essa é a tônica da Conferência Ethos 2013, que começa na terça-feira, 3 de setembro, em São Paulo, e segue até quinta-feira (5).
“Temos um recorte preciso: geração de negócios sustentáveis”, afirmou ao jornal Valor Econômico Henrique Lian, gerente de relações institucionais do Ethos e coordenador-geral da conferência, que chega a 15ª edição. E fazer negócios sustentáveis não é prerrogativa das empresas que já se movimentam nesse campo. “Qualquer empresa que queira se mexer e ter novos produtos e serviços baseados no equilíbrio do ‘triple bottom line’ [resultados econômicos, ambientais e sociais] tem espaço.”
Com esse foco, o evento se coloca como “pragmático” – pela proposição e descoberta de novos modelos de negócios que devem resultar em lucro – e “empático” – por estar ao lado das empresas para auxiliá-las nesse caminho de transformar o que é muitas vezes visto como um complicador em um indutor. Mas de forma não impositiva, ressalva Lian.
É hora de transformar princípios em práticas, defende Lian
Foto: Divulgação
Trocar os vieses negativos que cercam o tema da gestão sustentável e socialmente responsável, como os possíveis e desastrosos impactos das mudanças climáticas, os riscos ambientais e sociais, e colocar um novo paradigma é parte da estratégia da conferência. “Vamos seguir a percepção de que as pessoas se movem por desejo e oportunidade e as empresas, também”, explica o coordenador do evento.
Análises de negócios
Os debates programados pretendem aprofundar o conceito básico de negócio sustentável. “Atividade econômica que tem como objetivo gerar valor em mais de uma dimensão e para mais de um público”, tomando os aspectos social, ambiental e ético como paralelos aos resultados econômicos, fundamentais para qualquer negócio, ressalta Lian.
"Acredito que o setor de infraestrutura apresenta uma grande oportunidade. Como sabemos, esse é um dos setores produtivos que contribuem substancialmente para a emissão de gases do efeito estufa no país, mas, felizmente, também é o setor que tem as melhores condições de contribuir para uma economia/sociedade sustentável", destaca Daniela da Silva, gerente de programa no Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projetos (Unops). Ela participará da conferência ao ministrar a palestra Risco e infraestrutura: a sustentabilidade produtiva e o custo Brasil.
Índice de Progresso Social
Considerado o maior especialista mundial em competitividade, Michael Porter virá divulgar um novo projeto global do qual participa: o Índice de Progresso Social. Ele será palestrante da Conferência Ethos 2013 na quarta-feira (4), na atividade denominada Esferas de progresso socioambiental: empresas, cidades e países.
O objetivo do índice que Porter vai apresentar é fornecer informação estatística desagregada sobre o bem-estar humano aos formuladores de políticas, organismos internacionais de desenvolvimento, organizações filantrópicas, organizações da sociedade civil e academia para que possam focar seus investimentos nas áreas que mais contribuem para melhorar o bem-estar em cada país e região do mundo.
Esse índice foi lançado em abril na Universidade de Oxford, pelo próprio Michael Porter, e será apresentado pela primeira vez no Brasil durante a palestra dele na Conferência Ethos.
- Conheça a programação completa da conferência -
EcoDesenvolvimento.org - Tudo Sobre Sustentabilidade em um só Lugar.Veja também:
Leia também:
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!